Santa Casa do Pará terá retaguarda de duas maternidades na RMB



Durante reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), realizada na última quarta-feira (14), foi aprovada a contratação, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de duas maternidades de apoio para a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará: a Maternidade Redentor, próximo à Praça Brasil (Belém) e a Maternidade Santa Maria, em Ananindeua.

As duas maternidades de retaguarda vão dispor à Santa Casa do Pará 40 leitos obstétricos; quatro leitos de UTI adulto; seis leitos de UTI neonatal; três leitos de Centro de Parto Normal (PPPs) e seis leitos de Gestão de Alto Risco. A presidente da Fundação Santa Casa, Rosângela Monteiro, destacou os benefícios que a medida trará aos pacientes: “Há tempos sentimos a necessidade de ter uma maternidade de retaguarda e hoje conseguimos duas. Esta expansão de leitos obstétricos e de UTI vai reduzir a demanda excessiva que a Santa Casa enfrenta, garantindo um melhor atendimento às gestantes”, afirmou.

A Santa Casa do Pará atende, atualmente, uma média de 130 pacientes por dia, com aproximadamente 40 internações diárias, chegando a 50 nos picos de acolhimento, provocando superlotação na urgência e emergência. Outro fator que também contribui para isso é que, apesar de ser referência em gravidez de médio e alto risco, a Fundação acaba recebendo uma demanda de risco habitual, que deveria ser atendida pelas maternidades de baixa complexidade.