Abaetetuba recebe capacitação em processamento de frutas





Quarenta e dois participantes, entre agricultores residentes de várias comunidades do município de Abaetetuba, não agricultores, servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), funcionários da Prefeitura Municipal e até um convidado venezuelano, participam até o dia 21 deste mês, do curso de capacitação em "Processamento de Frutas", resultado do projeto “Frutificando Saberes e Sabores no Campo”, realizado em parceria entre Emater, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Segundo a tecnóloga em alimentos e mestra em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, Brenda Claude Arrais Zamurim, técnica da Emater capacitada como multiplicadora do Projeto “Frutificando Saberes e Sabores no Campo”, os participantes estão extremamente animados nas aulas. "Pela oportunidade de realizar este treinamento e aprender as melhores formas de armazenamento dos alimentos e processamento de frutas regionais, como açaí, cupuaçu, jambu, dentre outras”.

Durante o curso, os participantes têm a oportunidade de conhecer assuntos relacionados às boas práticas de fabricação, processamento de polpa, doces, compotas, licores, entre outras atividades. O treinamento no despolpamento do açaí, produto de destaque na região, por exemplo, contou com etapas antes desconhecidas na prática local, mas consideradas essenciais para a produção de uma polpa de açaí de qualidade, como a lavagem com solução clorada e o branqueamento, importantes para a produção de um produto livre de contaminação microbiana e do protozoário da doenças de chagas.

Para o engenheiro agrônomo Celso Puget, coordenador técnico e um dos responsáveis pelo Projeto “Frutificando Saberes e Sabores no Campo”, a capacitação está formatada para revolucionar o meio rural. “Entendemos que essas ações de capacitações itinerantes promovem e apoiam o fortalecimento da cadeia produtiva das frutas, com ênfase na melhoria do processo de verticalização, e ajudam, entre outros benefícios, a melhorar muito a apresentação dos produtos”.