Belém será sede do II Congresso de Psicologia Jurídica



Promovido pela  Associação Brasileira de Psicologia Jurídica - ABPJ, presidida pelo Prof. Altiere Ponciano Lima, o evento, de realização bienal, tem como objetivo apresentar seus trabalhos, reunir os associados e divulgar a Psicologia Jurídica, em suas múltiplas faces, para o Brasil e para o mundo.Com expectativa de receber entre 800 a 1.000 congressistas, o evento é voltado para estudantes, psicólogos, peritos, advogados, médicos e jornalistas. “A Psicologia Jurídica é uma área de atuação da ciência psicológica que atua diretamente na interface com o Direito. Como o Direito encontra limites epistemológicos no que seria a operacionalização da lei, tudo aquilo que escapa o mundo do dever ser e passa a questionar o mundo do ser, ou seja, o que levou uma determinada pessoa a se comportar de uma forma que viesse infringir uma lei, o Direito deve recorrer a um conhecimento técnico específico, aquilo que chamamos de Ciências Forenses, ou seja, campos do saber que auxiliam o Direito a explicar determinado fenômeno de forma científica, baseado em evidências, para alcançar o ideal de justiça”, afirma o psicólogo Altiere Ponciano.

A Psicologia, então, é uma das ciências forenses que estão a serviço da justiça para garantir direitos. “Estamos presente em quase todo o complexo aparelho do Estado que opera o Direito. Estamos no momento da investigação polícia, com a subárea da Psicologia Investigativa, estamos durante o processo na subárea da Psicologia Forense, estamos presentes no tratamento ou execução penal, a qual chamamos de subárea de Psicologia Penitenciária, e estamos também nos estudos dos fenômenos criminais e das violências com a subárea da Psicologia Criminal”, continua o Dr. Altiere.

Entre os palestrantes, estão sendo aguardados vários nomes de destaque, no Brasil e no exterior que, durante quatro dias,  abordarão assuntos em voga no mundo inteiro, como  crimes passionais, pedofilia e população LGBT encarcerada.

Um dos participantes, Dr. Mauro Paulino, psicólogo do Centro Nacional de Perícias de Portugal, com diversos livros publicados, falará sobre violência doméstica, alienação parental e também sobre  a Autópsia Psicológica - autópsia realizada em um cadáver, a fim de saber se a morte foi por causas naturais ou por homicídio. Outro profissional muito esperado pelos participantes, o  Dr. Jonathan Santo, da Universidade de Nebraska, tratará sobre  Agressividade de Adolescente no Contexto de Sala de Aula - Bullying e Percepções em Torno da Vitimização.

Referência nacional, a Dra. Aline Lobato é a única profissional com Mestrado e Doutorado em Psicologia Investigativa no Brasil, falará sobre a Cena do Crime. É que, a partir da cena, é traçado o perfil psicológico da vítima e do criminoso.  O evento também contará com a presença da Phd. Ana Cristina Resende, introduzindo a técnica de Rorschach, no sistema de codificação R-PAS, para avaliação da personalidade no contexto forense. Um dos mais conhecidos testes de personalidade, consiste em 10 cartões com manchas de tintas que avaliarão questões sobre a identidade, representações intraparentais, representações de si e do corpo, sexualidade, adaptação ao mundo externo, posição do sujeito frente ao mundo e diversos outros conteúdos de suma importância para as perícias psicológicas.