Cine Líbero Luxardo recebe documentário sobre David Lynch


O recente documentário “David Lynch: A Vida de Um Artista”, que narra a trajetória de David Lynch, esquadrinhando a intimidade de um dos cineastas mais impactantes que surgiram nos últimos 40 anos, é a estreia desta quinta-feira (5) do Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP). A sessão começa às 20h, com entrada franca para estudantes pelo Projeto Plateia.

Dirigido pelo trio Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm, o documentário conta a vida de David Lynch desde a infância até a fase adulta, acompanhando os eventos que foram decisivo para a sua formação, assim como para o seu estilo cinematográfico enigmático.

Os diretores convidam o cineasta a se trancar em um estúdio e contar sua história de vida. Nesta entrevista única, ele se entrega à liberdade de falar o que quiser, pulando trechos que não interessam e privilegiando episódios que considera importantes. Lynch efetua grandes saltos temporais, mas consagra tempo particular aos pesadelos e episódios sombrios, entre a realidade e ficção, que permeiam o imaginário de suas obras. Os traumas de infância e os encontros com outros artistas são destacados em tom felizmente pouco elogioso, aberto à autocrítica.

Indicado ao Oscar de Melhor Roteirista e Diretor pelo filme “O Home Elefante” (1980) e Melhor Diretor por “Veludo Azul” (1986) e “Cidade dos Sonhos” (2001), David Lynch é conhecido por seus filmes surrealistas. Desenvolveu um estilo cinematográfico próprio, que foi chamado de "Lynchiano", caracterizado por imagens de sonhos e meticuloso desenho sonoro. Na verdade, o surreal e, em muitos casos, os elementos violentos de seus filmes lhes deram a reputação de "perturbar, ofender ou mistificar" o público.

O filme segue em cartaz com ingressos a 12,00 (inteira) e 6,00 (meia), na sexta-feira (6), às 20h. As sessões prosseguem na terça (10), às 16h, e na quarta-feira (11), às 16h e 20h. Nos dias 12, 15 e 18 de outubro, o documentário passa a ser exibido às 18h.

Serviço: Documentário“David Lynch: A Vida de Um Artista”. Cine Líbero Luxardo (térreo do Centur).
Dias 5 e 6, às 20h.
Dia 10, às 16h, e 11, às 16h e 20h.
De 12 a 15 e 18 de outubro, às 18h.


Ingressos a R$ 12,00 (inteira), com meia-entrada.