Cursos de agricultura orgânica e produção de flores inscrevem até este domingo



Até o dia 22 de outubro estão abertas as inscrições gratuitas para os cursos de agricultura orgânica e de produção de flores e plantas ornamentais realizados por meio do programa Pará Profissional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) com apoio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) do Governo do Pará.

Serão três turmas do curso de agricultura orgânica, com 20 vagas cada, de 8h às 14h, em Icoaraci e Cotijuba; e uma de 14h às 18h, em Outeiro, entre os dias 24 de outubro e 6 de novembro. A turma de produção de flores e plantas ornamentais, também com 20 vagas, será realizada no Horto Municipal, em Belém, de 30 de outubro a 17 de novembro. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, ter concluído a 4ª série do ensino fundamental e apresentar experiência na área agrícola. Os cursos serão executadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Na capacitação de produção de flores os participantes vão aprender sobre o cultivo e colheita das espécies, além de saber acondicioná-las para comercialização. Já no curso de agricultura orgânica os inscritos vão desenvolver técnicas de produção, do manejo do solo e das culturas, além de aprender sobre a produção de sementes e mudas, desde o transplante até a colheita, comercialização e logística de produtos orgânicos.

As quatro turmas são resultado da oficina “Educação Profissional x Cadeia Produtiva: Demandas e Ofertas”, realizada em junho desse ano com o objetivo de captar as demandas de empresários e trabalhadores de Icoaraci e Outeiro, no âmbito do Programa Pará Profissional.

O objetivo geral de ações como essa é firmar, de maneira colaborativa, uma política de Estado, em prol da inclusão produtiva por meio da formação de mão de obra especializada, para atender às necessidades das cadeias produtivas estratégicas nacionais, regionais e locais, no intuito de melhorar a empregabilidade da população paraense e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas, pois qualifica a população de acordo com as demandas de cada município ou região.

O Pará Profissional, amparado pela Lei 8.427, de 16 de novembro de 2016, é um dos instrumentos de combate à desigualdade interregional no Estado, por meio da qualificação profissional da mão de obra local. É executado de maneira a atender as demandas condizentes com as necessidades das cadeias produtivas de cada município ou região, o que o torna mais eficaz no sentido de geração de emprego e renda para a população.

Serviço:
As inscrições para os cursos de agricultura orgânica e de produção de flores de corte, de vaso e plantas ornamentais estão sendo feitas pelos telefones: 3342-0360 ou 98404-6851. Mais informações no site www.nac.pa.gov.br ou pelo e-mail nac.didesc@gmail.com. Sobre outros cursos do Pará Profissional acessar o site www.sectet.pa.gov.br.