Quatro municípios recebem o Pro Paz Enem neste fim de semana


Belém e os municípios de Santarém, Marabá, Bragança e Rondon do Pará, no sudeste paraense, receberão neste final de semana os “aulões” do Pro Paz Enem. Preparadas por professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as aulas são gratuitas, mas para participar delas é preciso se inscrever no site da Fundação Pro Paz (propaz.pa.gov.br), onde também é possível fazer o download dos cadernões 01, 02, 03 e 04 e aprofundar os estudos para o exame.

Os alunos de Bragança receberão o Pro Paz Enem neste sábado (21), das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Escola Santa Terezinha, localizada na travessa Coronel Antônio Pedro (Centro). Em Rondon do Pará, o aulão de sábado será ministrado das 8h às 14h, no Restô do Parque de Exposições, localizado na BR-222, quilômetro 86. E ainda no sábado, os alunos de Marabá assistirão à aula das 8h às 14h, no auditório da Faculdade Metropolitana, localizada na rodovia BR-230, bairro Nova Marabá.

Em Belém, o aulão será no domingo (22), das 8h às 14h, no auditório do Centur, sede da Fundação Cultural do Pará, que fica na avenida Gentil Bittencourt, nº 650. Já em Santarém serão dois dias de aula: no sábado (21) e no domingo (22), das 8h às 14h, no auditório do IFPA.

O Pro Paz Enem é uma iniciativa do Governo do Pará, levada aos municípios por meio da Fundação Pro Paz e da Secretaria Estado de Educação (Seduc), que tem como objetivo preparar os estudantes para a prova do Enem por meio de aulas abertas dirigidas por uma equipe multidisciplinar que abordará os temas referentes ao conteúdo programático do exame. Mais de 23 mil alunos já participaram das aulas, dos quais aproximadamente dois mil ingressaram nas universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa), sem mencionar o acesso a entidades particulares de ensino.

A terceira edição do Pro Paz Enem iniciou em junho deste ano, com aulões presenciais aos finais de semana em Belém e no interior do Estado, e já beneficiou mais de 17 mil alunos. Os aulões já passaram por Belém, Benevides, Santa Izabel, Castanhal, Curuçá, Abaetetuba, Breves, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Tucuruí e Soure. Dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que o Enem teve 7.603.290 inscrições para a edição deste ano, das quais 321.367 são de alunos do Pará.