Alepa aprova projeto que institui Dia de Combate à Corrupção no Pará



Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (01/11) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), os parlamentares votaram e aprovaram, em Redação Final, toda a matéria em pauta. De autoria do deputado Miro Sanova, o primeiro Projeto de Lei (PL) institui o dia 09 de dezembro como o Dia Estadual de Combate à Corrupção no estado do Pará. O objetivo é veicular informação e promover discussões sobre as alternativas estão sendo tomadas pelo poder público e privado para coibir a corrupção; difundir boas práticas tendentes à redução da corrupção; conscientizar a população dos prejuízos e custos sociais representados pela corrupção no Brasil; e orientar a sociedade de como agir quando perceber algum ato ilícito ligado à corrupção.

O dia 09 de dezembro foi adotado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional de Combate a corrupção. “O combate à corrupção é uma das principais pautas de reivindicações sociais e políticas. Na mesma maneira que, ampliar a discussão sobre o tema, no Pará, contribuirá para discutir, difundir, aprimorar qualificar práticas que visem coibir a corrupção”, justificou o autor do PL.

Na tribuna da Alepa, o deputado Lélio Costa disse que o PL de autoria do deputado Miro Sanova reforça o anseio popular. “A corrupção precisa ser combatida de forma estrutural e se tornar uma prática sistêmica”, falou.

Também foram aprovados os PLs 15/2017 e 119/2017 que declaram e reconhecem como de utilidade pública para o Estado do Pará o Instituto Paraense de Esporte e Educação Samurai-Zen e a Associação Viva Igarapé Açu (Avig), de autoria dos deputados Gesmar Costa e Iran Lima, respectivamente.