Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita


Belém realiza, de segunda 13 até sexta-feira 17, ações em prol do Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, celebrado em 12 de novembro. Este é o 10º ano da campanha Coração na Batida Certa, instituída pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).

A Campanha visa alertar e conscientizar a população leiga sobre as arritmias cardíacas, principalmente a Fibrilação Atrial, tipo de arritmia mais frequente em todo mundo e que tem como pior consequência o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Na cidade, a Campanha acontecerá no CRM Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará e no Hospital Beneficência Portuguesa, com ações sobre arritmias cardíacas, fibrilação atrial e AVC, morte súbita e orientações individuais sobre medição de pulso e realização de manobras de ressuscitação de parada cardiorrespiratória, com e sem DEA (Desfibrilador Externo Automático).

As atividades são coordenadas pelo Dr. José Rufino, cardiologista membro da SOBRAC, especialista em arritmias cardíacas.

Segue, abaixo, Press Release geral da Campanha, com links para vídeos e materiais complementares, entre eles um infográfico que a SOBRAC produziu com o passo a passo do socorro a uma vítima de parada cardiorrespiratória e um vídeo de uma simulação de uma parada cardíaca, que mostra a reação das pessoas e com deve ser o socorro imediato nestas situações.

O vídeo institucional da Campanha deste ano contou com a participação do cantor e compositor Ivan Lins.
Caso queira agendar uma entrevista com o coordenador local, entre em contato conosco. Estamos à disposição.

AGENDA
Local: CRM Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará
Endereço: Avenida Generalíssimo Deodoro, 223 - Umarizal, Belém - PA
Data: 13 de novembro
Hora: 19h
Atividade: Palestra sobre arritmias cardíacas e demonstração de manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), com uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático) e boneco de treinamento.

Local: Hospital Beneficência Portuguesa -
Endereço: Avenida Generalíssimo Deodoro, 868 - Umarizal, Belém - PA
Data: 17 de novembro
Hora: 17h
Atividade: Palestra, para o corpo clínico e funcionários, sobre arritmias cardíacas e demonstração de manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), com uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático) e boneco de treinamento.