Hospital do Marajó encerra programação do Novembro Azul com agendamento de exames



O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, encerrou nesta quinta-feira (30) programação do Novembro Azul que, ao longo do mês, desenvolveu ações de educação em saúde com palestras, orientações sobre a saúde do homem e distribuição de material educativo nas áreas de atendimento aos colaboradores e usuários do hospital e na comunidade local.

O ponto alto da programação foi a “blitz” para o cadastramento de mais de 200 agendamentos para exames de Antígeno Prostático Específico (PSA na sigla em inglês), para auxiliar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, realizado dia 28, aos homens da cidade e localidades vizinhas.

Referência na assistência de média e alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios do sudoeste do arquipélago marajoara, o HRPM aderiu à campanha mundial para alertar à população local sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que chega a 95% de chances de cura.

A campanha do Novembro Azul foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que focou em atividades desenvolvidas não somente para os homem, como também para mulheres, que têm importante papel na sensibilização do assunto junto aos familiares e amigos.

De acordo com a responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e membro do GTH, a pedagoga Rosângela Gonçalves, os exames agendados serão realizados ao longo do mês de dezembro. “Em caso resultados alterados, os usuários serão chamados pelo hospital para realizar o exame de ultrassonografia, que passará por avaliação do urologista do hospital”, informou.

Os números de casos da doença no Brasil são alarmantes. Por isso, o urologista do HRPM, Paulo Alexandre Viana, sugere que, homens com caso de histórico familiar da doença devem procurar fazer os exames preventivos a partir dos 35 anos. Os demais a partir dos 45 anos. “São grandes as chances de cura com diagnóstico no estágio inicial da doença. Hoje temos um arsenal terapêutico para tratar da doença”, comentou o médico.

Ele também alertou que os homens devem deixar a vergonha e o preconceito de lado para vencer a doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos morre um homem com câncer de próstata no Brasil, 14 mil ao ano. O diagnóstico precoce reduz o número de pacientes com metástase, cujo tratamento custa sete vezes mais. Atualmente, cerca de 25% dos casos apresentam metástase já no diagnóstico.

Ao tomar conhecimento do saldo final do agendamento de exames de PSA, durante a “blitz” do HRPM, o diretor executivo do hospital, Joaquim Fonseca, comemorou o resultado. “Isso é um importante demonstrativo de que o nosso trabalho de sensibilização está promovendo mudanças de comportamento para atitudes mais saudáveis, como a busca por exames para detecção desse tipo de câncer e de outras doenças, porque nosso trabalho tem um âmbito integral para prevenção”, destacou o gestor ao parabenizar a equipe envolvida na ação.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o câncer de próstata é a terceira principal causa de morte por neoplasia maligna entre os homens no Estado, com 1.537 óbitos ocorridos no período de 2010 a 2015, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão (2º) e o câncer de estômago (3º).

Serviço:
O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.