Sejudh abre Campanha 16 Dias de Ativismo nesta terça-feira


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria de Integração de Políticas para Mulheres, abre nesta terça-feira (14) a campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’, que este ano traz o tema “Empodera mulher. Empodera!”. A cerimônia será no teatro Estação Gasômetro, em Belém, e tem o apoio de diversos órgãos do governo do Estado.

A abertura contará com uma exposição de pintura, gravura e fotografia, organizada pelo Curro Velho, da Fundação Cultural do Pará. A campanha vai prosseguir com atividades durante todo o mês em vários municípios do estado.

De acordo com a coordenadora de Integração de Políticas para Mulheres da Sejudh, Trindade Tavares, a campanha integra o calendário de eventos do Estado. “Essa é uma ação de caráter preventivo e educativo de combate à violência contra a mulher. O Pará é o único Estado da federação que instituiu uma lei para garantir a execução desta campanha. Ela faz parte do calendário oficial do governo do Estado.”

Ainda segundo Trindade, os municípios paraenses já foram mobilizados para que se alcancem os objetivos da campanha. “Os 144 municípios já foram sensibilizados para que, nesse período, coloquem em pratica ações educativas e preventivas para que possamos dar capilaridade à campanha e fazer com que a sociedade paraense seja protagonista dessa luta. Estamos chamando todos a assumirem a responsabilidade que lhes cabe de dar um fim a esse tipo de violência”, explicou.


A coordenadora revela, ainda, que de 2011 para cá, o Pará deixou as primeiras colocações do ranking nacional de violência contra a mulher. “Com essas ações de educação e prevenção, passamos da 2ª para a 10ª colocação no ranking nacional da violência. Não dá pra festejar, mas já é um avanço. Eu tenho certeza que juntos, governo e sociedade, vamos conseguir fazer do Pará um exemplo no combate a este tipo de violência.”

Data da Pauta:            14/11/2017 08:30:00
Expira em:      14/11/2017 10h30
Local:  Teatro Estação Gasômetro
Endereço:       Teatro Estação Gasômetro (Av. Governador Magalhães Barata, 830 - São Brás)