Encontro de bibliotecas públicas debate políticas para promover a leitura



Incentivo à leitura, sustentabilidade das bibliotecas públicas e os desafios regionais dos seus espaços são alguns dos objetivos principais que serão discutidos no III Encontro de Bibliotecas Públicas e IV Encontro de Contadores de Histórias da Amazônia, entre os dias 4 e 6 de dezembro, promovido pela Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Com a temática principal: Pará Ler Rumo Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), o evento contará com a presença de diversos escritores, pesquisadores e profissionais nos três dias de programação, no Teatro Margarida Schivasappa e no Centro de Eventos, ambos localizados no Centur, prédio sede da FCP.

O evento tem como um dos principais pontos discutir e buscar o fortalecimento da relação do livro, a leitura e as bibliotecas no Estado do Pará, visando buscar incentivos e orientações para estes espaços públicos terem sua sustentabilidade garantida até 2030, conforme a Agenda da ONU. A abertura do encontro contará com a presença do paraense e diretor do Departamento do Livro do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Relvas.

A diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, esclarece que o encontro vem a fechar um ciclo iniciado no primeiro semestre, com uma série de encontros nos municípios paraenses. “Todos os anos discutimos temáticas sobre o papel dos espaços públicos e seus colaboradores como agentes de transformação social e como esse papel se modifica diante da revolução dos meios de comunicação e interfaces sociais. As bibliotecas são os centros de referência e informação na localidade”.

Marinilde Barbosa, bibliotecária e secretária executiva do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da FCP, enfatizou a necessidade de cada unidade manter suas parcerias e atingir um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. “Iremos discutir como podemos orientar as nossas bibliotecas a buscarem parcerias para a manutenção dos seus serviços e serem autossuficientes”, explica.

Temáticas

Além de buscar cumprir a proposta da Agenda 2030 da ONU, o encontro debaterá o tema da Ancestralidade e Leitura, que será discutida no primeiro dia do evento (4). A mesa contará com a participação de Daniel Munduruku, escritor paraense, vencedor da última edição do Prêmio Jabuti, na categoria infantil, e de Daniele Ramalho, do Rio de Janeiro, que discutirá sobre a oralidade.

No mesmo dia também será lançada a plataforma “Tô na Rede” e será debatido e divulgado o Diagnóstico das Bibliotecas Públicas do Estado do Pará. A mesa contará com Elisa Machado, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Daniela Greeb, do Instituto de Políticas Relacionais (IPR). O encerramento da programação do primeiro dia contará com o escritor Juraci Siqueira e com o sarau “A Noite é uma Palavra”.

O segundo dia do encontro contará com mesas voltadas para projetos, poesia, capacitação de bibliotecários, lançamentos de livros e terá o show de encerramento com a Orquestra de Choro do Pará. No último dia do evento serão realizadas sete oficinas com diversos profissionais, com número de vagas limitadas.

Serviço:
As inscrições para o III Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e IV Encontro de Contadores de Histórias da Amazônia estão abertas e podem ser feitas no site: www.fcp.pa.gov.br. A programação será realizada no Teatro Margarida Schivasappa e no Centro de Eventos Ismael Nery, ambos localizados no Centur, sede da Fundação Cultural do Pará, no horário das 8h às 18h. O evento é gratuito.

*Colaboração: Fabrício Nunes, Jornalista