Nova sede do Igeprev será entregue nesta segunda-feira



Nesta segunda-feira (4), às 9h, o Governo do Pará entrega a nova sede do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev), que pela primeira vez, em 14 anos de história, funcionará em prédio próprio. Com estrutura moderna e localização privilegiada, no bairro Nazaré, as novas instalações vão garantir mais conforto e agilidade no atendimento ao público.

A nova sede do Igeprev tem sete andares, estacionamento próprio e ocupa dois prédios (um principal e um anexo), erguidos em uma área total de 7mil m². No bloco principal funcionará a Central de Atendimento, com 278m² e dez balcões para recepção do público.

“Tivemos uma preocupação muito grande em proporcionar um atendimento mais confortável. O novo prédio do Igeprev é dotado de uma sala de espera com 100 lugares, mas com a quase duplicação do número de balcões vamos reduzir significativamente o tempo de aguardo dos usuários”, afirma Alan Gomes, presidente da entidade.

Além de moderna e confortável, a nova sede traz um novo conceito de sustentabilidade. O projeto arquitetônico prioriza o aproveitamento da iluminação natural e da água da chuva, que será armazenada em uma caixa d’água para reutilização em descargas não potáveis, como jardins e bacias sanitárias. Em toda a extensão do prédio, serão utilizadas lixeiras recicláveis para coleta seletiva e destinação correta dos resíduos.

Atualmente, o Igeprev funciona com dois polos - um em Belém e outro em Castanhal - que registram uma média de 5.300 atendimentos por mês. Mas um projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), prevê a implantação de duas novas unidades, nos municípios de Santarém e de Marabá. O número de servidores que trabalha atualmente no órgão (227) também será ampliado, já que o concurso previsto para 2018 abrirá provimento para 74 novas vagas.

O instituto faz a gestão dos processos de aposentadoria e pensões, tanto do Poder Executivo, quanto dos outros poderes. Até hoje, ele funcionava só na gestão da folha de pensionistas da Alepa e do Tribunal de Justiça do Estado. Mas, com o funcionamento do novo prédio e a ampliação da estrutura, o Igeprev vai incorporar a gestão da folha de pagamento dos outros poderes.