Grupos de pastorinhas se apresentam no Teatro Waldemar Henrique



Preservar a religiosidade, propagar e fortalecer o folguedo natalino como expressão do teatro popular é o objetivo da Fundação Cultural do Pará (FCP) com a apresentação dos tradicionais autos pastoris, nesta sexta-feira (8) e domingo (10). Os espetáculos serão apresentados no Teatro Waldemar Henrique, sempre a partir das 9h30 e com entrada franca.

Os autos pastoris são representações natalícias. De acordo com o diretor de interação cultural da FCP, Walter Figueiredo, “eles apresentam uma celebração do nascimento de Jesus em forma dramática, de gênero pastoral, reproduzindo a adoração dos pastores e Reis Magos”, comenta.

No primeiro dia de apresentação participarão os grupos: Estrela de Belém, Filha de Sion, Filhas do Oriente e Filhos de Judá. E no domingo o público conferirá a apresentação das Filhas de Maria, Filhos de Assis a Caminho de Belém, Filhos de Santana e Rosas de Judá.

 Iracema Oliveira, do grupo de Pastorinha Filha de Sion

Existem dois tipos de Pastorinhas: a Pastorinha Campestre, comum na região sul do país; e o Drama Pastoril, realizado em outras regiões, principalmente Norte e Nordeste. Segundo Iracema Oliveira, do grupo de Pastorinha Filha de Sion e uma das principais incentivadoras das Pastorinhas no Pará, apesar das semelhanças, a diferença entre os autos está em suas apresentações ao público. “A campestre é contada e cantada em verso. Já a pastoril é teatralizada”, diz.

As pastorinhas surgiram no século XVI em Lisboa, quando os jesuítas resolveram criar espetáculos sobre o nascimento de Jesus. Foi a maneira que encontraram para atrair mais devotos para a igreja católica. Elas foram se espalhando e chegaram ao Brasil, sendo apresentadas dentro dos colégios religiosos. Inicialmente não possuíam nomes e eram chamadas de acordo com o local de onde eram encenadas.

Serviço:

Apresentação das Pastorinhas
Local: Teatro Waldemar Henrique – Praça da República
Entrada gratuita

08 de dezembro – sexta-feira
9h30 - Estrela De Belém
10h30 – Filhos de Sion
11h30 – Filhas do Oriente
12h30 – Filhos de Judá

10 de dezembro – domingo
9h30 – Filhas de Maria
10h30 – Filhos de Assis a caminho de Belém
11h30 – Filhos de Santana
12h30 – Rosas de Judá

*Colaboração: Rejane Nascimento