A Secretaria de Estado de
Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) prorrogou,
até o dia 30 de dezembro, o edital de chamamento público 006/2017, para seleção
de propostas de organizações da sociedade civil e/ou instituições de ensino,
pesquisa e extensão, com atuação no Estado, interessadas em celebrar termo de
repasse de recurso com o Governo do Pará, com o objetivo de executar projetos
de Tecnologias Sociais voltados à melhoria da qualidade de vida das populações
vulneráveis.
Dessa forma, a Sectet pretende
colocar em prática as ações do Programa TecSocial, o qual coordena. O Programa
considera como “Tecnologias Sociais” os produtos, técnicas ou metodologias
reaplicáveis voltados ao uso comunitário, com vistas a promover a inclusão
social e a melhoria da qualidade de vida de seus usuários.
O edital prorrogado salienta sete
formas específicas dessas tecnologias: aquelas voltadas à captação, tratamento
e distribuição de água para uso doméstico; tecnologias de saneamento básico;
tecnologias sociais de manejo dos resíduos sólidos; tecnologias sociais
voltadas à cadeia produtiva da biodiversidade; aquelas voltadas à pesca
artesanal; além de softwares livres e tecnologias adequadas à gestão de pequenos
empreendimentos; e outras que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico do
estado do Pará.
As propostas das
organizações/instituições devem apresentar soluções efetivas aos gargalos
identificados, gerando a transformação da realidade local; além de incluir os
atores sociais locais na maior parte das etapas do projeto. A Tecnologia Social
deve gerar, ainda, um padrão de uso que possa ser reaplicado em outras
comunidades e ser social, econômica e ambientalmente sustentável.
Serão utilizados recursos do
Governo do Pará, por meio da Sectet, oriundos do Tesouro Estadual, ou de outras
fontes, captados em parceria, no valor global de até R$ 150 mil reais por
projeto selecionado.
Serviço:
As organizações/instituições
devem enviar as propostas para editalts@sectet.pa.gov.br, juntamente com os
documentos solicitados no edital, que está disponível em http://bit.ly/2gOPoD0.