Obras da nova Avenida João Paulo II entram na reta final



Para garantir a qualidade do projeto e também dos serviços que serão prestados à população, a conclusão das obras de prolongamento da Avenida João Paulo II precisaram ser adiadas. Os trabalhos, contudo, seguem em ritmo acelerado. Todo o escopo de terraplenagem e drenagem da Avenida João Paulo II já foi finalizado. A estrutura da ponte sobre o lago Bolonha já foi toda montada e a da outra ponte prevista no projeto, que sobrepõe o Lago Água Preta, será finalizada ainda este ano.

A mudança na data prevista anteriormente para a conclusão da obra deve-se a uma falha no fornecimento do aço contratado para a fabricação das passarelas de pedestres. Após ensaios de qualidade, a construtora responsável atestou que o material entregue não atendia as especificações do projeto, acarretando, além do atraso na atividade, em uma ação judicial para apurar a questão. Contudo, um novo fornecedor foi contratado e já iniciou a fabricação das 180 toneladas de aço necessárias, garantindo a qualidade exigida pelas normas técnicas.

As passarelas e paradas de ônibus serão fabricadas offshore (fora do canteiro de obra) para maior agilidade no processo e redução das datas. Atualmente, há um efetivo de mais de mil colaboradores diretos dentro do projeto, trabalhando em dois turnos.

O prolongamento da João Paulo II, que se configura como uma via semiexpressa, desafogará em grande escala o tráfego na Região Metropolitana de Belém, visto que hoje o acesso à capital paraense é feito apenas pela BR-316 e pela nova Avenida Independência. Assim, os motoristas passarão a contar com uma terceira opção. Porém, esse projeto é muito mais que uma obra de mobilidade, porque resultará também em benefícios nas áreas ambiental, paisagística, social, de segurança, mobilidade, telecomunicações e de saneamento básico.


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