Prefeitura de Belém notifica empresas por falha na coleta do lixo domiciliar



Mais de 10 notificações foram emitidas pela Prefeitura de Belém nos últimos sete dias para as empresas que prestam serviço de coleta e transporte de lixo domiciliar em Belém. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), alguns roteiros não estão sendo executados pelos caminhões coletores, o que resulta em lixo espalhado nas ruas e reclamação dos moradores.

Na manhã desta quarta-feira, 3, os fiscais da Sesan identificaram falha de coleta ao longo da avenida Dr. Freitas e nos conjuntos Cordolina Fonteles e Parque dos Pinheiros, ambos no bairro Tenoné. Durante a vistoria foi emitido um documento que atesta a irregularidade dos serviços de coleta, com fotos do lixo que deixou de ser coletado. São colhidos, ainda, depoimentos dos moradores da área, que assinam o relatório para comprovar a veracidade das informações que constam no documento. A fiscalização é feita por amostragem e também após denúncias de moradores. Com a notificação é instaurado um processo administrativo e a empresa ganha prazo para apresentar defesa. Constatada a irregularidade, a prestadora de serviço é penalizada conforme as regras contratuais, que preveem multa e possível suspensão do contrato.

O comerciante José Antônio Nogueira, 49, relata que a coleta do lixo domiciliar deve ser realizada às terças e quintas-feiras e aos sábados, sempre durante a noite, na Dr. Freitas, entre as avenidas Pedro Álvares Cabral e Senador Lemos. No entanto, o lixo depositado no início da noite de terça-feira permanecia na frente do comércio dele na manhã desta quarta-feira. “É preciso cobrar dos moradores para que coloquem o lixo no dia e no horário corretos, mas é também preciso que o caminhão passe conforme a programação”, disse o comerciante, alertando que todos devem fazer sua parte para se garantir a limpeza da cidade.

Cada roteiro de coleta atende em média 20 vias e foi definido no contrato firmado entre a Prefeitura de Belém e as empresas prestadoras do serviço. Algumas rotas são realizadas em roteiro alternado ímpar (às terças-feiras, quintas-feiras e sábados) e outras em roteiro alternado par (às segundas, quartas e sextas-feiras). Há também locais onde a coleta deve ser realizada diariamente, principalmente em feiras, mercados e vias do centro comercial. Em todos os casos, a coleta pode ser feita pela manhã, de tarde ou de noite.

O secretário em exercício da Sesan, Cláudio Mercês, explica que as equipes de fiscalização atuam desde as primeiras horas do dia acompanhando a saída dos caminhões coletores do pátio das empresas: “Os caminhões saem da empresa por volta das 6h30. Neste momento nossos fiscais observam se os roteiros programados do dia estão com os veículos em condições para atender à rota determinada em contrato. Logo em seguida a equipe de fiscalização se desloca para verificar se o roteiro do dia anterior foi totalmente atendido, conforme a programação estabelecida”.

De acordo com Cláudio Mercês, é importante que a população obedeça aos horários de descarte do lixo, e que o material descartado seja colocado somente na porta da residência. “Se a coleta é feita durante a noite, nossa recomendação é para que o descarte seja feito sempre por volta das 18h, evitando que o lixo fique exposto por longos períodos de tempo ou se espalhe nas ruas”, orientou o secretário. “Se a coleta não for executada é necessário que a população nos informe, para que as providências legais junto à empresa prestadora de serviço possam ser tomadas”, disse. O número para denúncias é o Disque Sesan 156 e a ligação deve ser originada de um telefone fixo.


Outro problema que precisa ser evitado, segundo o secretário em exercício, é a formação de pontos de descarte irregular, onde todo tipo de material é jogado, formando verdadeiros lixões. “Os roteiros para coleta de lixo domiciliar são realizados por equipes diferentes das que recolhem entulho. O lixo domiciliar é destinado para um aterro sanitário, onde é tratado. Já o entulho, por ser um tipo de resíduo inerte e que não produz chorume, é encaminhado para o Aurá. O grande problema é quando a população mistura lixo e entulho, gerando a necessidade de separação desse material para ser coletado”, ressaltou o secretário em exercício, alertando que as equipes de fiscalização da prefeitura também atuam para combater este tipo de prática criminosa.