O mundo contemporâneo é
entremeado por tecnologias que aceleram o cotidiano e isolam as pessoas. Para
mudar essa rotina, o aluno Raphael Rocha, da Escola De Teatro e Dança da UFPA
(ETDUFPA), apresentará a performance Flores para Pietá: O Sagrado (AINDA) está
presente? em Portugal, França, Itália e Vaticano, nos dias 14, 15, 20 e 23 de
fevereiro, respectivamente. A performance recria a obra de arte “Pietá” (1498-1499),
de Michelangelo, com o aluno na representação de Maria.
Na performance, o aluno estará
sentado imitando a posição da escultura “Pietá”, em frente a uma cadeira vazia
com a placa “Sente-se, escuta-me. Por favor!”. Para concretizar a interação com
o público, o observador deve sentar na cadeira vazia e encarar a performance,
de forma a realizar um contato com o outro sem a mediação de computadores e
aparelhos eletrônicos. Além disso, a intervenção também busca trazer
questionamentos sobre o que é o sagrado, assim como um estranhamento visual,
com a troca do corpo de Maria por um corpo masculino.
Segundo Raphael, “este ‘sagrado’ busca entender até que
ponto o corpo performático, que vai contra a tríade político-religiosa-sociais
que influenciam a sociedade e, concomitantemente, o que é ser sagrado.
Acreditando nesta força transformadora imagética, o estudo desta performance
analisará o que se passa na subjetividade do espectador (que acaba sendo atuante)
a partir desse signo performático subversivo. Nesta perspectiva, a estética se
fundamentará na dualidade corpo e mente, para desenvolver e, ao mesmo tempo,
conceituar presença, sagrado e o entendimento político-religioso de quem o
presencia”.
Programação - A performance do
primeiro dia será como intervenção urbana, no dia 14, em Fátima, Portugal. Já
em Paris, no dia 15, o aluno performará na Université Paris 8, para apresentar
a intervenção aos alunos da Universidade. No dia 20, Raphael performará uma intervenção
na rua, no Coliseu, em Roma. O último dia da excursão ocorrerá em 23 de
fevereiro, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Origem - A representação faz
parte das disciplinas “Performance Art” e “Métodos, Técnicas e Materiais de
Ensino do Teatro”e do projeto “La performance théâtrale au musée”, da
Université de Paris 8. De acordo com o performista, o projeto da Université de
Paris 8 consiste em “dar um papel mais importante ao gesto dramatizado para
traduzir/transpor/transmitir o significado da obra de arte em relação a
determinadas línguas (línguas vernáculas e de sinais). Querendo entender até
que ponto as artes cênicas, como artes completas, se tornam novos modos de
mediação transcultural no espaço do museu.”
Representação no Exterior - Em decorrência da origem da
performance, o aluno é grato ao apoio institucional oferecido pela UFPA. Para
ele, esse suporte “contribuirá significativamente para o estudo, pesquisa e
extensão universitária. No que tange à simbiose transcultural defendida”. Além
disso, Raphael conclui que “é de suma importância representar a UFPA no âmbito
internacional. Mormente no que se refere ao aperfeiçoamento no trabalho
acadêmico decorrentes do intercâmbio e colaboração entre professores e alunos
e, também, usufruir da oportunidade de imersão acadêmica e cultural”.