PARÁ: Conab aponta o estado como maior produtor de milho na Região Norte




Com uma expectativa de produção de 595,2 mil toneladas para a primeira safra e 293 mil toneladas para a segunda safra, o Pará lidera o cultivo de milho na Região Norte. Os dados são do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2017/2018, divulgado nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o estudo, os estados do Tocantins e Pará são os responsáveis pelo aumento na perspectiva de aumento de 3,9% na área plantada de milho na Região Norte. No caso do Pará, o índice explica-se pelo consumo no mercado interno, já que o milho produzido no polo de Paragominas é todo consumido no próprio estado.

A expectativa da produção de soja no estado é de 1,5 milhão de toneladas, equivalentes a um crescimento de 2,3% em relação à safra anterior. A área plantada também deve aumentar 7%, alcançando o patamar de 535,1 mil hectares, com produtividade de 2.987 kg/ha.

Para a cultura do arroz, o levantamento aponta que a Região Norte é a segunda maior produtora nacional, com área plantada total em torno de 261,2 mil hectares. O Pará é o segundo maior produtor, atrás apenas do Tocantins. Espera-se uma área a ser plantada de 72 mil ha nos solos paraenses, sendo 66,9 mil ocupado pelo arroz sequeiro. Os 5,1 mil ha do arroz irrigado são cultivados em ciclos de produção, visando atender demanda das beneficiadoras. A produção total deverá chegar a 190,5 mil toneladas, com produtividade de 2.645 kg/ha.