Barcarena lamenta morte de Mestre Vieira



A prefeitura de Barcarena lamentou a morte do "filho mais querido e brilhante do município", Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Viera, de 83 anos. Ele morreu nesta sexta-feira, 2, em decorrência de um câncer. 

"Mestre Vieira foi um grande homem e um talentoso artista, pai e rei da guitarrada, ritmo que o tornou conhecido no Brasil e no mundo. Com mais de 18 discos gravados, Vieira inspirou gerações e agora deixa um enorme legado para a música".

O governo municipal vai garantir total apoio à família de Vieira para que sejam feitas as justas homenagens de despedidas ao músico que engrandeceu a cidade. Em memória de Mestre Vieira, a prefeito Antônio Carlos Vilaça decretará luto oficial de três dias no município de Barcarena.

Vida - Pelo conjunto da obra e por sua contribuição à cultura brasileira, recebeu do Ministério da Cultura, em 2008, a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural Mestre Vieira. As últimas apresentações foram no segundo semestre do ano passado, quando o músico chegou a fazer shows em sua cidade natal, Barcarena, além de participar e ser homenageado no seu 83º aniversário.

Solidário ao pesar dos amigos e familiares, o Governo do Pará lamenta a morte de Mestre Vieira e reitera o reconhecimento pelo talento, importância e contribuição inequívocos deste legítimo fomentador e defensor da cultura paraense. O velório será no salão paroquial da Igreja Matriz de Barcarena e o enterro no sábado, 3 de fevereiro.


A Prefeitura Municipal de Belém lamentou, com pesar, o falecimento de Joaquim de Lima Vieira, de 83 anos, o Mestre Vieira, músico paraense de imenso talento, criador da guitarrada, com sua forma única de empunhar esse instrumento.