Detran intensifica ações em Salinópolis durante Operação Carnaval




O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e instituições que compõem a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) intensificaram as ações de educação e fiscalização durante a Operação Carnaval 2018, no município de Salinópolis. Blitz educativa, barreiras e ações ostensivas em diversos turnos fazem parte da operação que começou na última quarta-feira (7).

Em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as ações educativas se concentram na barreira localizada na PA-124, acesso ao município. Dez agentes de educação realizam abordagens preventivas e orientam os condutores com relação a práticas seguras no trânsito. “Estamos atentos para identificar qualquer irregularidade que venha comprometer a segurança das pessoas que se deslocam pela rodovia”, afirmou o sargento Josenias Costa.

Durante as abordagens, os agentes alertam os condutores sobre a importância do cumprimento das regras de trânsito e, principalmente, para a questão da alcoolemia.

Marcicléia Vieira, coordenadora das ações em Salinas, pontua que, com o fluxo crescente, é possível observar que as infrações são as mesmas verificadas em operações anteriores. "O que mais observamos são pessoas sem cinto de segurança, principalmente no banco de trás e motociclistas sem capacete e com calçado inadequado. Infelizmente, apesar do trabalho que temos realizado, os condutores persistem nestas infrações", informou.

Para o motociclista Renato Ferreira, as dicas de segurança repassadas pelos técnicos são fundamentais para a segurança do condutor e demais passageiros. "Eu costumo usar os equipamentos de segurança, é uma forma que tenho de me proteger de um possível acidente”, alertou.

A equipe de fiscalização no município conta com 28 agentes. Eles se revezam em diversas ações e turnos diferenciados, em parceria com a PRE, Polícia Militar e demais integrantes do sistema de segurança pública.

Até o momento, a equipe registrou um acidente grave na noite deste sábado (10), por volta da 20h, quando um carro colidiu com um motociclista em Salinópolis, na Rua Getúlio Vargas. O condutor fugiu do local sem prestar socorro à vitima, que está hospitalizada e seu estado de saúde é estável.  

Outros municípios - O Detran também atua com efetivo reforçado em diversos municípios neste carnaval. Em Igarapé-Miri, um condutor foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool. O teste do etilômetro comprovou que o mesmo apresentava 1.44 mg/l de álcool no sangue, um nível altíssimo. O motorista foi encaminhado a delegacia para os procedimentos de acordo com as penalidades previstas em lei.

Já em Bragança ocorreu um acidente envolvendo um carro e uma moto, somente com danos materiais. No município, quatro condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool.

As ações vêm ocorrendo em 37 municípios, que possuem alta circulação turística nesta época do ano. “Somente a nossa equipe já percorreu vários municípios como Castanhal, Marapanim, Curuçá e Igarapé-Açu. Nossas operações educativas têm sido muito bem aceitas, até porque nosso trabalho com esses condutores é para prevenir, orientar e preservar a vida”, afirmou a coordenadora de grupo, Maria Inês Lopes.

Blitz educativa em Mosqueiro - Neste domingo (11), na PA 391, os agentes de educação para o trânsito do Detran, em parceria com a PRE, fizeram abordagens para orientar condutores e passageiros quanto aos comportamentos seguros nas vias.

Ao todo, 185 veículos foram abordados, atingindo mais 580 pessoas que receberam informações sobre a importância dos dispositivos de segurança para transportar crianças, dos perigos de combinar bebida e direção ou de dirigir com sono, da utilização dos equipamentos de proteção, dos cuidados nas vias que recebem grande fluxo de veículos no período do carnaval e muitos outros alertas.

Para o professor de música Silvio Rodrigues, a ação educativa é uma iniciativa importante para reduzir o número de acidentes no trânsito, mas considerou também que o bom comportamento dos motoristas é essencial para essa mudança. “Esse trabalho que vocês estão realizando é bastante importante e necessário para diminuir as mortes no trânsito, mas é preciso também que o condutor tome medidas seguras. É o que eu faço quando pego a estrada, procuro reduzir a velocidade, não ultrapasso nas faixas contínuas e sempre todos os passageiros usam cinto de segurança”, disse.

As principais irregularidades verificadas pelos agentes de educação foram animais e objetos soltos no interior do veículo, o farol apagado, excesso de passageiros e falta do dispositivo de segurança para o transporte de crianças.

Multas - De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70. Os condutores flagrados nesta condição também estarão sujeitos ao pagamento da multa caso se recusem a fazer o teste com o etilômetro (bafômetro). Outra penalidade prevista é a suspensão do direito de dirigir pelos próximos 12 meses. No caso de reincidência em menos de um ano, a multa será dobrada, chegando a R$ 5.869,40.

Será enquadrado por crime o motorista que for flagrado conduzindo veículos com índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue. A pena de detenção pode variar de seis meses a três anos, multa e suspensão da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.


"Ações voltadas a questão da alcoolemia no trânsito são foco central das nossas ações, pois são uma prática recorrente no carnaval e a preservação da vida é a nossa missão", pontua Andrea Hass, diretora geral do órgão.