'Google for Education' ampliará a aprendizagem na rede pública




A implantação da plataforma digital Google for Education na rede estadual de ensino possibilitará um leque de opções para a comunidade escolar no campo da aprendizagem, inclusive em família. Em breve, pais de alunos da rede pública estadual poderão acompanhar os conteúdos ministrados aos estudantes por meio da ferramenta Google Sala de Aula, a partir das orientações dos professores.

As vantagens da plataforma foram mostradas nesta sexta-feira (09), em reunião dos dirigentes da Coordenadoria de Tecnologia Aplicada à Educação, da Secretaria de Estado de Educação (CTAE/Seduc) com integrantes da empresa Inteceleri, representante da Google no Pará e contratada pela Seduc para executar o projeto.

Participaram da reunião, realizada no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/Seduc), em Belém, os gestores de unidades Seduc na Escola (USEs) na Região Metropolitana de Belém e das UREs (unidades regionais) dos municípios de Tucuruí, Capanema, Breves, Mãe do Rio, Bragança, Itaituba, Santa Izabel do Pará, Monte Alegre, Santarém, Altamira, Castanhal e Óbidos.

A coordenadora do CTAE, Denise Mesquita, e o diretor da Inteceleri, Walter Oliveira, repassaram orientações sobre o uso de e-mails oficiais de gestores, diretores e vice-diretores de unidades para ter acesso à plataforma digital. Foi também exposto o calendário de formação de 4 mil professores nos municípios, já iniciado com 100 professores em Bragança, na última semana.

“Esse encontro hoje, com uma videoconferência para todo o Estado, serve para mostrar às USEs e UREs a proposta do projeto, preparando as unidades para esta etapa de formação dos professores. Vamos até o final do semestre nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), atingindo os 144 municípios, e formando 4 mil professores”, informou Walter Oliveira.

Foram criados  2 mil e-mails para gestores, diretores e vice-diretores, e 22 mil para professores. Ainda serão criadas contas para 200 mil alunos das escolas estaduais.

Até o final do ano, como parte do projeto, serão aplicados simulados direcionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de avaliação da Seduc, e implantada a plataforma na área administrativa da rede escolar.

Projeto-piloto - As ações de implantação da Google for Education envolvem, em especial, um projeto-piloto em duas escolas em Belém – “Manoel Leite Carneiro”, no Tenoné, e “Ulysses Guimarães”, no  Bairro de Nazaré. “Os 12 NTES da Seduc integram o grupo que atua na formação dos multiplicadores da plataforma digital, destacou a coordenadora Denise Mesquita.

O grupo de formação reúne dirigentes e técnicos da Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc (Saen) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor).

“Essa formação é importante para os professores na relação ‘aprender a aprender’, aprender o novo, ir ao encontro do aluno que ama tecnologia, que nasceu no mundo tecnológico e precisa de orientação para melhor aproveitar as ferramentas digitais”,  ressaltou a gestora da USE 5, Mariléia Lima.