Ensinar crianças não é uma tarefa
simples. Explicar para elas desastres naturais, profundas mudanças ambientais e
o aquecimento global é mais complicado ainda. Com isso em mente, discentes de
Ciência e Tecnologia da UFPA Ananindeua, com a professoras Eliene Lopes e a
pedagoga Janise Viana, criaram o jogo de plataforma "O Sábio - Uma
aventura ecológica". O game, disponível gratuitamente aqui, ensina a
crianças processos de conscientização sobre os problemas ambientais do Estado
do Pará.
Criação - O jogo - criado pelos
alunos Beatriz Veras, Francisco Costa, Levi Pacheco e Ney Cristina Oliveira e
Verena Ribeiro - foi o projeto final para as disciplinas Introdução à Ciência e
Tecnologias, Metodologia Científica e Ciência Ambiental. Assim como outros
produtos finais das matérias, o grupo decidiu enfocar problemas ambientais que
afetam a sociedade: “O Sábio não fugiu à regra: nele, o grupo optou por enfocar
situações que tiveram destaque em jornais locais, retratando situações de fácil
reconhecimento pelos alunos, em seu cotidiano”, conta Beatriz.
Para ser diferente das demais
equipes, os integrantes do grupo decidiram ir além da teoria e textos. Assim,
com o auxílio da pedagoga Janise Viana, mestre em Gestão de Recursos Naturais
pelo PPGEDAM/NUMA/UFPA, o jogo foi
planejado para crianças: “O Jogo pode ser utilizado de forma didática em salas
de aula ou como lazer’, explica a pedagoga. Segundo ela, o produto é dividido em
quatro fases, cada uma explorando um problema ambiental enfrentado no Pará.
A Aventura Ecológica - Na
primeira fase, é enfatizada a questão do lixo e de ratos nas feiras livres:
“Nessa etapa o jogador deve evitar ser atingido pelo líquido escuro (chorume),
altamente poluente, liberado pela decomposição da matéria orgânica presente no
lixo acumulado nas imediações da feira”, detalha a professora Janise. Com essa
etapa, o projeto enfatiza como o chorume é prejudicial à água do aquífero
freático e como animais atraídos pelo lixo afetam a saúde humana.
A segunda parte do jogo mostra o
cenário exuberante das praias da região e como são danificados pela poluição.
De acordo com a docente, “aqueles que chegam nessa etapa só conseguirão se
livrar da contaminação se pularem em um barco; caso contrário, as consequências
poderão ser funestas, tendo em vista que as doenças de veiculação hídrica são
uma ameaça a quem se aventura naquelas águas”. A fase é inspirada na Praia do
Amor, em Outeiro.
A terceira fase será voltada para
a poluição do ar, consequente da queima de combustíveis fósseis por automóveis.
O cenário deste nível foi baseado na avenida Almirante Barroso. Já no último
nível, “para sobreviver, será preciso transpor diversos obstáculos, como as
queimadas; outros perigos estão implícitos, embora não iconizados, a exemplo
dos agrotóxicos, que envenenam as águas, os solos e os alimentos”, explica ela.
Conscientização - Segundo a
professora, o Sábio foi concebido com o objetivo de “conscientizar e despertar
o interesse de alunos do Ensino Fundamental”. Por isso, tem o importante
aspecto de ser didático e simples para ser utilizado por professores. De acordo
com ela, por meio do jogo “os professores poderão estimular a discussão sobre
temas como a contaminação das águas superficiais e subterrâneas por esgotos e
lixo, a poluição do ar e o desmatamento da floresta Amazônica”. Além disso, o
jogo é um grande acréscimo à carreira acadêmica dos graduandos: “Esperamos que
isso contribua para mostrar o potencial dos alunos do bacharelado em Ciência e
Tecnologia, lhes proporcionando oportunidades de estágios e trabalhos futuros”,
afima Janise.
Teste - Para provar essa
importância, o Sábio foi testado com 17 alunos da escola “Rainha da Paz”, com
idades entre 9 e 11 anos. O teste, com supervisão da professora Janise,
alcançou resultados satisfatórios, com aprovação das crianças.
O Futuro do Sábio - Graças ao
sucesso com os alunos da escola, a equipe já planeja as próximas etapas do
jogo: “Estamos trabalhando atualmente na fase 5 do jogo que trata da poluição
sonora, e esta fase se passa no ponto turístico Ver-o-Peso. Também estamos
trabalhando na tecnologia assistiva para surdos e cegos”. Mesmo executando os
próximos passos do Sábio, o jogo não é o último projeto do grupo: “Estamos
pesquisando e desenvolvendo projetos de futuros jogos para outras faixa etárias
inclusive, também abordando diversos outros temas”, conta.