CACHOEIRA DO ARARI: Promotoria pede suspensão de festas para colocar salários em dia




Ao invés de gastar recursos públicos para realizar uma festa comemorativa, a Prefeitura de Cachoeira do Arari deve utilizar verbas para colocar em dia os salários dos servidores do poder público municipal. Este é o entendimento do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que expediu recomendação ao prefeito Jaime da Silva Barbosa para que suspenda quaisquer despesas com a organização dos festejos de aniversário de 185 anos do município.

A recomendação administrativa nº 02/2018 foi expedida nesta quarta-feira (25) pelo promotor de justiça André Cavalcanti de Oliveira, titular da Promotoria de Justiça de Cachoeira do Arari.

No documento, o promotor destaca que tem recebido notícias recorrentes de atrasos das folhas de pagamento dos servidores efetivos, comissionados e temporários no município de Cachoeira do Arari. Apesar desta situação, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura têm divulgado a realização da festa de aniversário de 185 anos de Cachoeira do Arari, mediante a contratação de diversos artistas, conjuntos e bandas, a ocorrer entre os dias 8 a 10 de maio. A divulgação, realizada sobretudo em redes sociais, carrega a menção de “Apoio: Secretarias Municipais” e “Gestão: Jaime e Bambueta”, a indicar a utilização de recursos públicos para financiar e patrocinar o evento.

O promotor de justiça André Cavalcanti saliente na recomendação que os servidores, mesmo os comissionados e temporários, têm garantidos direitos sociais previstos na Constituição Federal, incluindo o direito à remuneração dentro do prazo, com base, inclusive, no princípio da dignidade da pessoa humana.

A recomendação pede que a Prefeitura se abstenha de patrocinar festas enquanto a folha de pagamento de pessoal do município estiver em atraso, inclusive nos casos em que a inadimplência na folha esteja atingindo apenas parcela dos servidores, mesmo que comissionados e temporários. O pedido de suspensão se estende a qualquer processo licitatório em curso para financiar festas ou shows.

Por requisição da Promotoria de Cachoeira do Arari, o prefeito Jaime Barbosa tem até o dia 3 de maio para comprovar o pagamento de salário, terço de férias, 13º salário e demais proventos de todos os servidores municipais, inclusive comissionados e temporários. Neste mesmo prazo, o gestor deve informar o MPPA sobre a fonte dos recursos que seriam utilizados para custear a festa de aniversário da cidade e demais eventos festivos programados para o ano de 2018.