Congresso debate câncer nos ossos




Pela primeira vez o Norte do Brasil recebe o Congresso Brasileiro de Oncologia Ortopédica (CBOO), sendo a sua 11ª edição realizada em Belém, quinta, 19, sexta, 20 e sábado 21.

Promovido pela Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO), o CBOO é o mais importante evento da especialidade no país e traz nomes renomados internacionalmente: Akihiko Takeuchi (Japão), Henk van de Meent (Holanda), Valerae Lewis (Estados Unidos), Mark Scarborough (Estados Unidos) e Adesegun Abudu (Inglaterra). Além deles, um dos pioneiros da especialidade no Brasil, Dr. Elio Consentino, e o presidente da ABOO, André Mathias Baptista, também estarão presentes.

De acordo com o presidente do evento, o ortopedista oncológico, Fernando Brasil, no Pará, considerando os mais de oito milhões de habitantes, a estimativa é de 50 casos de câncer ósseo por ano, mas muitos deles subnotificados e vindo a óbito sem buscar o devido tratamento.

O diagnóstico precoce é peça fundamental para a cura de pacientes com câncer ósseo, em especial, crianças e adolescentes, grupo no qual o tumor originário no osso aparece mais comumente.

No Pará, a Casa Ronald McDonald, coordenada pela Associação Colorindo a Vida, possui o Programa Diagnóstico Precoce, através do qual capacita profissionais de saúde a identificar precocemente o câncer infantil e juvenil, diminuindo o tempo entre os primeiros sintomas e o diagnóstico final, e aumentando as chances de cura. Este ano, o programa está sendo executado em Bragança, no nordeste paraense, região onde  se constatou casos avançados de câncer infanto-juvenil.

Pela falta do diagnóstico no início da doença, muitas vezes a pessoa já apresenta alguma fratura patológica, e além dos tumores originados no osso, há as metástases ósseas, que frequentemente surgem a partir do câncer de mama, de pulmão, rim, de tireóide e de próstata.

Atualmente o tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar, composto pelas etapas de quimioterapia pré-operatória, cirurgia e quimioterapia pós-operatória.

Contudo, pouco se fala em câncer ósseo, e o XI CBOO vem trazer o tema para o amplo debate entre a comunidade médica.

Congresso

Pela primeira vez, Belém sedia o Congresso Brasileiro de Oncologia Ortopédica, nos dias 19, 20 e 21 de abril. A oncologista Paula Sampaio, diretora do Centro de Tratamento Oncológico, vai participar com a equipe médica do CTO. O evento científico é importante porque vai debater o diagnóstico e tratamento de metástase óssea. As estimativas apontam que 2/3 dos casos de metástase de câncer de mama e de próstata e 1/3 das metástases de câncer de rim, pulmão e tireóide afetam os ossos.

Data:19/04/2018
Hora: 08h
Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Tv. Dr. Freitas, s/n - Marco