Governador visita áreas atingidas pela enchente em Bragança



O governador Simão Jatene vai ao município de Bragança, nordeste do Estado, neste sábado (19), para visitar algumas das localidades atingidas pelas enchentes provocadas pelas chuvas do início da semana. A Defesa Civil Estadual está articulando as secretarias de Estado para atender às pessoas afetadas pelos alagamentos. Até o momento são três famílias desabrigadas e mais de três mil pessoas afetadas, principalmente na comunidade de Maranhãozinho. A prefeitura decretou estado de alerta. Uma sala de situação foi montada no município para o gerenciamento das ações que atendem às famílias.

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) fazem o levantamento das famílias para concessão do auxílio-aluguel ou Cheque Moradia. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) reforçou o atendimento médico nas unidades de saúde, com medicação, vacinação e coleta da água dos poços domésticos para verificar a potabilidade da água consumida pela população. Juntamente com a prefeitura municipal, também foi providenciada a distribuição de água mineral para as famílias afetadas.

Segundo a chefe da Divisão de Apoio à Comunidade da Defesa Civil Estadual, major Ciléia Mesquita, na última segunda-feira (14) choveu 130 milímetros no município, provocando vários pontos de alagamento. Logo após a ocorrência, a coordenadoria municipal solicitou apoio da Defesa Estadual, que imediatamente enviou técnicos ao local para que fosse instalada a sala de situação na sede da Prefeitura de Bragança.