Homens também são atingidos por distúrbios da tireoide




Nesta sexta-feira, 25, comemora-se o Dia Internacional da Tireoide para a maior conscientização sobre os distúrbios dessa glândula que fica na parte anterior pescoço e atinge 60% da população, sendo que o sexo feminino é o mais afetado com casos de nódulos.

Referência na assistência em endocrinologia do Pará, o Hospital Jean Bitar aderiu à campanha nacional realizada pela Sociedade Brasileira de endocrinologia e Metabologia (SBEM) que tem como tema este ano: Mitos e Fatos sobre a Tireoide, para esclarecer dúvidas com informações sobre as alterações da tireoide que é responsável pelo metabolismo do corpo e, que quando apresenta alteração na função, pode provocar algumas doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos e até câncer.

A endocrinologista do HJB, Camila Abdon, recomenda que, “ao perceber alguma alteração no pescoço, a pessoa deve procurar especialista para avaliação e diagnóstico”. Ela cita ainda que as queixas mais comuns da disfunção da glândula são o ganho de peso, cansaço, indisposição, falta de energia e memória ruim. O estresse, falta de atividade física e alimentação desequilibrada também contribuem para esse quadro.

No Jean Bitar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que precisam do diagnóstico, podem contar com uma equipe multiprofissional especializada para avaliação clínica, laboratorial, ultrassom, pulsão de nódulos suspeitas para câncer, tratamento clínico, medicina nuclear para exames complementares, terapia com iodo, além de cirurgia de cabeça e pescoço para procedimentos cirúrgicos parcial ou total da glândula.

De janeiro a março deste ano, a equipe multiprofissional do HJB realizou 6.598 atendimentos ambulatoriais, sendo 1.585 na especialidade de endocrinologia, 278 atendimentos ambulatoriais para cirurgia de cabeça e pescoço, 56 cirurgias de cabeça e pescoço.

Em comemoração alusiva à data, na quinta-feira (24), a equipe de endocrinologista do Hospital Jean Bitar (HJB), que é referência nessa especialidade no Pará, promoveu ação de educação em saúde com a realização de palestras e distribuição de material educativo para colaboradores, usuários, acompanhantes e visitantes nas áreas de atendimento.

Com assistência de média e alta complexidade, o HJB dispõe de 70 leitos e é referência estadual para endoscopia digestiva, endocrinologia, reumatologia, geriatria, pneumologia e clínica médica. Os usuários contam com uma equipe de especialistas, estrutura, equipamento e tecnologias de ponta para realização de cirurgias na parede abdominal e gástrica, e nas vias biliares e intestino.

Serviço: O Hospital Jean Bitar funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Bairro do Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.