Líbero Luxardo e Aliança Francesa lembram 50 anos de maio de 68


O cinquentenário das manifestações ocorridas em 1968 na França será lembrado em Belém com a exibição do documentário “Maio de 68, uma estranha primavera”, de Dominique Beaux, no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP). As sessões, das partes I e II, ocorrerão, respectivamente, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), às 16 h. Em parceria com a Aliança Francesa, o documentário, lançado este ano, terá mais duas reexibições e um debate, no próximo domingo (20).

“Maio de 68, Uma Estranha Primavera” relata os acontecimentos ocorridos em maio de 1968 na França, do ponto de vista daqueles que foram contestados: agentes de segurança - tanto o chefe de Polícia Maurice Grimaud, quanto outros policiais; patrões, homens de Estado (Edouard Balladur), militares e comunistas destituídos do sonho revolucionário (Pierre Juquin e Claude Poperen).

Maiwenn Le Nedellec, diretora da Aliança Francesa, destaca a importância da projeção de “Maio de 68, Uma Estranha Primavera”, mencionando a riqueza de depoimentos constantes da obra. “É um esclarecimento profundo sobre o que aconteceu na França há 50 anos. Nos faz entender melhor a contemporaneidade, pois para entender o presente é preciso conhecer o nosso passado”, ressalta. Segundo ela, maio de 1968 repercutiu no mundo todo, mudando a forma de se fazer movimentos.
  
Esta será a primeira exibição do documentário em Belém e outras cidades brasileiras. Na capital paraense haverá um debate com o professor, historiador e fotógrafo Michel Pinho, após a sessão do próximo dia 20.
  
A Fundação Cultural do Pará, em parceria com a Aliança Francesa em Belém, celebram os 50 anos do acontecimento exibindo “Maio de 68, Uma Estranha Primavera” com entrada franca, no Cine Líbero Luxardo, localizado no Centur. (Colaboração de Pedro Gonçalves).
  
Serviço - “Maio de 68, Uma Estranha Primavera”, de Dominique Beaux (França, 187 min., 14 anos, legendado)

Local: Cine Líbero Luxardo, no Centur (Avenida Gentil Bittencourt, 650, Bairro Nazaré). Entrada franca.

Sessões: dia 17 (parte I) e dia 18 (parte II); dia 20 (partes I e II), dia 22 (parte I) e dia 23/05 (parte II)

Horário: 16h e 14h30 no dia 20/05