Projeto Quintas Criativas promove ações e debates voltados à saúde


Promovido pelo Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN/UFPA), o Projeto Quintas Criativas elegeu, no ano de 2018, a saúde como eixo central de suas práticas de extensão. Com ações voltadas para estudantes de qualquer Instituição de Ensino Superior do Estado, para profissionais e para a população interessada, a edição do mês de maio ocorre nesta quinta-feira, 17, a partir das 14h, sob o tema “Dança como recurso de autonomia e autoconhecimento para mulheres”. As inscrições devem ser realizadas previamente por e-mail.

“As Quintas Criativas da Saúde se propõem a viabilizar formas de autonomia e percepção de si em diálogo com a arte e pretende, por meio de workshops e oficinas, facilitar reflexões e vivências que promovam integração existencial”, explica a  coordenadora do projeto, professora Adelma Pimentel.

De acordo com a coordenadora, as propostas desenvolvem intervenções corporais voltadas para a vivência da depressão, pois pessoas com a doença são muito afetadas na percepção do corpo, o que pode favorecer o agravamento dos sintomas.

“Com as intervenções clínicas oferecidas nas Quintas Criativas, os profissionais pretendem favorecer aos participantes a elaboração de práticas fecundas do corpo, de modo que as manifestações sintomáticas na vivência da depressão sejam percebidas, significadas e atualizadas”, afirma Adelma Pimentel.

Programação - A programação das Quintas Criativas da Saúde teve início no mês de abril e retorna no dia 17 de maio com o tema “Dança como recurso de autonomia e autoconhecimento para mulheres”, ministrada pela mestra em Psicologia Ana Paula Monteiro Leite. O evento ocorrerá das 14h às 17h, no Bloco N do Campus Básico da UFPA. A atividade tem o custo de R$10,00 (dez reais) para a manutenção do projeto. Todas as atividades serão certificadas.

NUFEN - O Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas foi organizado pela professora Adelma Pimentel, no ano de 2002, após conclusão de seu doutorado em Psicologia Clínica na PUC-SP, sob orientação da doutora Marília Ancona Lopez. Visava, inicialmente, organizar as atividades de ensino e pesquisa no recente autorizado Mestrado em Psicologia. Hoje realiza estudos e intervenções em Psicologia Clínica e objetiva, por meio de suas ações, alcançar a integração existencial.

O NUFEN também realiza intercâmbios com as ciências sociais sobre a temática de relações de gênero e violência e detém parcerias com profissionais e instituições de justiça e educação no campo da Psicologia da Gestalt, da fenomenologia e do humanismo, em direitos humanos e das mulheres e na esfera de direitos reprodutivos e sexualidades. O núcleo também participa da equipe da editora Summus e Juruá.

Serviço:

Quintas Criativas da Saúde
Data: 17 de maio - “Dança como recurso de autonomia e autoconhecimento para mulheres”
Horário: 14h às 17h
Local: Bloco N do Campus Básico da UFPA
Inscrições: meinscrevenasquintas@gmail.com
Valor: R$10,00 (Dez reais)

* Colaboração: Matheus Luz - Assessoria de Comunicação da UFPA