Marituba será o Pará na VI Feira Nacional de Matemática



 Ângela Tábita Sá Ribeiro, Walderene de Souza Rosa, Beatriz Freire Farias e Júlia Letícia Nunes Passos. Você conhece essas pessoas? Ainda não? Então grave bem esses nomes. Por que essas quatro meninas, moradoras do município de Marituba, há 11km da capital paraense, irão representar o Pará, na VI Feira Nacional de Matemática, que acontecerá no período de 23 a 25 de maio, na cidade de Rio Branco, no Acre.

 Sob orientação dos professores José Luiz Ferreira Fonseca e Jocilene do Socorro Souza da Trindade, essas ferinhas dos números, irão mostrar onde e como a matemática está presente na nossa vida, por meio da exposição dos trabalhos “Teoremas de Pitágoras e algumas de suas demonstrações” e “Formas geométricas: onde elas estão no nosso dia-a-dia”.

Esses trabalhos foram selecionados durante a I Feira de Matemática da Escola (I FEMAT). Realizado pelo Laboratório Pedagógico de Matemática da Educação Básica da UFPA, em parceria com a Escola Nossa Senhora do Rosário, nos dias 13 e 14 de novembro de 2017, em Marituba, a feira teve como objetivo incentivar, socializar e divulgar experiências, pesquisas e atividades matemáticas dos alunos e professores da escola, e contou com a exposição e apresentação de 54 trabalhos.

O Evento, que reuniu aproximadamente 3000 pessoas, entre alunos, professores da escola, professores universitários, colaboradores e visitantes, a programação contou com palestra, apresentações de trabalhos e minicursos.

Uma pequena “degustação” dos trabalhos será apresentada no Centro de Matemática, na UFPA, a partir das 8h, desta sexta-feira, 18.

Importância e Objetivos - Além de ter pouca participação em feiras nacionais, o Pará apresenta baixos resultados em Matemática, em exames de cunho nacional. Assim, a I FEMAT rosariana visa instigar os alunos a pesquisar, entender e expor conhecimentos matemáticos. Na feira, a UFPA tem o papel de colaborar com os trabalhos dos alunos, também auxilia a formação continuada dos professores da rede, por meio de debates, ensino e capacitação. Os professores universitários também aumentarão seu conhecimento sobre a realidade do processo de ensino e aprendizagem da disciplina escolar matemática.

Feira Nacional de Matemática - Como parte da Comissão Permanente das Feiras de Matemática, a I FEMAT selecionará dois trabalhos apresentados para serem expostos na VI Feira Nacional de Matemática, em Rio Branco, no período de 23 a 25 de maio de 2018. Deste modo, a coordenação da Feira de Matemática rosariana buscou realizar todas as atividades conforme o regimento nacional, objetivando, também, com base nesta experiência, dar subsídios para a realização, nos anos subsequentes, de Feiras de Matemática municipais, regionais e, consequentemente, da I Feira Estadual de Matemática do Pará.