UFPA promove aula de yoga para a comunidade acadêmica



Ajudar a combater o estresse e melhorar a qualidade da saúde mental de alunos, técnicos e professores, esse é o objetivo do Projeto Essência, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto vai promover aula gratuita de yoga nesta sexta, dia 18 de maio, em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst) e o Instituto de Tecnologia, por meio do Projeto Bosque ITEC Cidadão, onde será realizada a atividade.

De acordo com Tania Vale, técnica do Instituto de Ciências da Arte, promover ações que visem ao cuidado com a saúde da mente vai proporcionar maior bem-estar ao estudante, ajudando a evitar o adoecimento emocional e algumas consequências, como abandono do curso. “O cuidado com a saúde da mente deve ser tão observado quanto a saúde do corpo, pois cuidar das emoções proporciona a observação do próprio eu, a harmonia nas relações e a descoberta sobre o que nos move ou paralisa em relação aos nossos objetivos”, diz.

Tania também destaca a importância da yoga. “A prática constante da Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior em conjunto com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade”, afirma.

A atividade será realizada nesta sexta-feira, 18, a partir das 8h, no Bosque ITEC Cidadão. A organização do evento recomenda que os participantes levem um tapetinho ou uma toalha de praia. “Na atividade, os participantes poderão conhecer os benefícios das posturas de alongamento, equilíbrio, força, concentração e relaxamento total do corpo e da mente”, completa Tania. Também estão previstas outras atividades do projeto, como palestras e práticas gratuitas de dança circular.

















Serviço:

Aula prática de yoga

Data: 18 de maio

Horário: 8h

Local: Bosque ITEC Cidadão

Os participantes devem levar um tapetinho ou uma toalha de praia.

A programação é gratuita e não precisa fazer inscrição.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: Divulgação