A Odebrecht Engenharia e
Construção é a vencedora da licitação do Sistema Troncal de Ônibus da Região
Metropolitana de Belém, no Pará. Com 10,8 quilômetros, o sistema irá
disponibilizar um serviço de transporte público que atenderá uma população de
cerca de 1 milhão de pessoas passando por municípios no entorno da rodovia
BR-316: Belém, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará,
Ananindeua e Marituba. O funcionamento do chamado Corredor BR-316 será
integrado ao sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belém, que está sendo
construído pela Prefeitura dentro dos limites da capital paraense.
Orçada em R$ 384,6 milhões, custo
26,5% inferior ao definido em edital, a obra contará com recursos da agência de
fomento japonesa JICA (Japan International Cooperation Agency), por meio do
programa Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA). A Odebrecht
Engenharia e Construção concorreu com outros sete grupos empresariais, entre
espanhóis, portugueses e chineses, em um processo de licitação com duas etapas:
a primeira incluía proposta técnica, qualificação técnica e habilitação. A
segunda fase compreendeu a proposta comercial, na qual a empresa apresentou
menor preço entre as concorrentes.
“O processo de licitação foi
conduzido de acordo com as premissas de conformidade (compliance) que temos
praticado. Vale destacar a consistência de todo o projeto apresentado no
edital, desde a definição de fonte de recursos para as obras, assim como a
elaboração do projeto executivo pelo banco financiador”, afirma José Eduardo de
Sousa Quintella, diretor da Odebrecht.
A infraestrutura física do
Sistema Troncal de Ônibus da Região Metropolitana de Belém contará com
corredores exclusivos para ônibus em pavimento rígido; requalificação urbana da
BR-316 com três faixas em cada sentido; implantação de ciclovias e 11
passarelas de pedestres. A obra abrange ainda a construção de dois terminais de
integração, 13 estações de passageiros, duas passagens inferiores com dois
túneis em cada uma e um complexo de viadutos. Finalmente, contempla a implantação
de um novo sistema de drenagem de águas pluviais em todo o trecho e a
construção do Centro de Controle Operacional (CCO) do serviço de ônibus e
terminais. A expectativa é que a obra tenha início ainda em 2018 e duração de
cerca de 20 meses. A construção deverá gerar de cerca de 1.000 empregos com mão
de obra majoritariamente local.
Nota
de Esclarecimento
O Núcleo de Gerenciamento de
Transporte Metropolitano (NGTM) informa que na manhã desta sexta-feira (4) foi
realizada a sessão de abertura das propostas de preço da Licitação Pública
Internacional nº 001/2017- NGTM, para a execução de obras do BRT Metropolitano,
com a participação das empresas cujas propostas técnicas foram consideradas
substancialmente adequadas, de acordo com as diretrizes do agente financeiro, a
Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
A próxima etapa do processo
licitatório é a avaliação das propostas de preço, pela Comissão Especial de
Licitação do NGTM. Portanto, o Núcleo de Gerenciamento informa que somente será
declarada a empresa vencedora do certame após a conclusão da análise das
referidas propostas.