Regularização fundiária em Serra do Navio


Haverá a reunião na prefeitura municipal para orientar os servidores que farão a segunda coleta e a conferência dos documentos das mais de 100 famílias - Foto: Kid Reis



Recolher a documentação de mais de 100 famílias beneficiadas com a regularização fundiária, dialogar com servidores públicos responsáveis pela coleta dos documentos da comunidade e entregar para a prefeitura de Serra do Navio as plantas individuais de cada moradia e o memorial descritivo dos lotes para compor os processos administrativos que garantirão aos moradores o acesso legal à moradia e à terra em Serra do Navio. Estas ações impulsionam, entre 29 de maio e 1º de junho, o trabalho das equipes da Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA) e da Prefeitura de Serra do Navio em mais uma etapa do Projeto de Regularização Fundiária e Cidadania, Valorização Histórica, Urbanística e Ambiental da cidade serrana. O projeto é fruto de uma parceria que envolve, ainda, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Nesta terça-feira, dia 29, a partir das 16h, informa Maria do Carmo Silva, coordenadora técnica do Projeto, haverá a reunião na prefeitura municipal para orientar os servidores que farão a segunda coleta e a conferência dos documentos das mais de 100 famílias. Na ocasião serão demonstrados o fluxo dos processos, os procedimentos e por quais secretarias municipais tramitarão a documentação até a titulação das moradias. Em março de 2017, foi realizado o recolhimento documental das primeiras 90 famílias beneficiadas com a regularização.  “No total, até agora, já são aproximadamente 200 famílias contempladas com esta política pública constitucional”, destaca a coordenadora.