De acordo com a Organização
Nacional de Acreditação (ONA), anualmente, 15 milhões de internações são feitas
em todo o Brasil, sendo 4 milhões em unidades privadas e 11 milhões pelo
Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 48% desses pacientes sofrem complicações
que poderiam ser evitadas se fossem cumpridos os protocolos de segurança do
paciente.
Em Marabá (PA), o Hospital
Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP) atua para garantir a
assistência segura ao paciente em todas as etapas de atendimento, com base em
protocolos reconhecidos internacionalmente. Gerenciada pela Pró-Saúde
Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a
Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a unidade reconhece, a cada três
meses, na Premiação do Plano Estruturado para Gestores, os líderes que mais
contribuem para a disseminação da cultura de segurança do paciente.
Na 5ª edição da premiação,
realizada neste mês, os vencedores foram: a supervisora das Unidades de
Internação, Nara Wanzeller (primeiro lugar); a supervisora do Serviço de
Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Daiane Freitas (segundo lugar), que foi
representada pela enfermeira Érika Ferreira, também do SCIH; e a coordenadora
de Faturamento, Tânia Rocha (terceiro lugar). Elas foram avaliadas no período
de janeiro a março de 2018.
Emocionada, a primeira colocada
disse que o resultado tem a participação de todos os colaboradores das Unidades
de Internação. 'Queria que toda a equipe da Enfermagem estivesse aqui, porque
esse resultado é deles. Vejo que o hospital como um todo está no caminho certo,
engajado para que os protocolos de segurança sejam cumpridos, para que todos
falem a mesma língua e tenham o mesmo objetivo', afirmou a enfermeira Nara
Wanzeller.
Tânia Rocha também atribuiu o
terceiro lugar ao trabalho em equipe. 'Todos vocês colaboram para alcançar esse
patamar . Vamos continuar assim, melhorando cada dia mais e mais', afirmou a
homenageada.
Durante a premiação, o
diretor-geral da unidade, Valdemir Girato, ressaltou que a iniciativa não é uma
competição, mas sim uma estratégia em prol dos usuários. 'Isso não é para nós,
gestores. É para cumprirmos a nossa missão, que é garantir uma assistência
segura aos nossos pacientes. São simples atos que ajudam a minimizar situações
de risco e, portanto, a salvarmos vidas', afirmou o gestor.