UFPA realiza projeto em parceria com Espaço Cultural Nossa Biblioteca

Com a concepção de que a leitura pode ser um diferencial na formação de cidadãos, o Espaço Cultural Nossa Biblioteca atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade desde sua criação em 1977. O projeto, que oferece consulta e empréstimo de livros, oficinas de teatro, dança, musicalização e literatura, curso de redação Pré-Enem, entre outras atividades, inicia em 2018 uma parceria com a UFPA e a Faculdade de Biblioteconomia (FaBib). A missão é contribuir para a difusão da leitura, do livro e do conhecimento como ferramentas essenciais à autonomia e à melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades na Amazônia.

O Espaço Cultural Nossa Biblioteca surgiu a partir da iniciativa de irmãs da Sociedade das Missionárias Médicas que realizavam ações com crianças em situação de rua, por meio de atividades de apoio, pedagógico e lúdico, no bairro  Guamá, em Belém. Percebido o interesse pela leitura e ausência de espaços para acessar o livro, iniciou-se a primeira Biblioteca Comunitária.

Com atividades de movimento popular, ampliou-se para atender a novas demandas das comunidades organizadas, transformando-se, assim, em um espaço onde a comunidade podia realizar diversas atividades culturais como teatro, música, dança, mediação de leitura, além de ser um centro de debates e encaminhamentos das lutas por melhores condições de vida da comunidade do Guamá.
O projeto acredita na leitura enquanto direito humano, e busca a garantia de acesso ao livro como ferramenta de transformação social, que possibilita a mudança do cenário para a construção de uma sociedade leitora, capaz de mudar sua realidade por meio da construção de um bairro, e uma cidade leitora.
O Espaço Cultural Nossa Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira; das 8h às 12h e das 14h às 18h; na Rua 25 de Junho, número 214, no Guamá. Funciona também aos sábados, esporadicamente, conforme programação específica. Mais informações na página do projeto.

Serviço:
Espaço Cultural Nossa Biblioteca
Data: de segunda a sexta-feira
Local: Rua 25 de Junho, número 214 – Belém, Pará
Hora: 8h às 12h e 14h às 18h