Com a proximidade
da data mais importante do varejo no primeiro semestre, o Dia das Mães, o
Google apresenta sua tradicional pesquisa sobre o comportamento de consumo dos
brasileiros.
O Brasil tem hoje 67 milhões de
mães, número que gera boas expectativas para o varejo, ainda mais por conta da
quitação das dívidas de início de ano, como IPVA e IPTU. Outro fator positivo é
o crescimento da data em 2017, que faturou +16% no e-commerce (R$1.9B) e +4% no
total do varejo, em comparação com o ano anterior.
Confira abaixo alguns insights
que levantamos por meio de Google Consumer Survey (ferramenta de pesquisa
online) e dados da Busca:
72% dos usuários de internet celebram o Dia das Mães
46% das pessoas que não compraram em 2017 irão comprar em 2018
Quem deseja comprar na data pela internet apresenta um tíquete médio 14% maior
O consumidor começa a pesquisar cerca de um mês antes da ocasião, sendo que o pico por presentes acontece uma semana antes da data
63% das buscas por presentes para Mães acontecem em dispositivos móveis
Em 2017 as requisições para lojas físicas no Waze cresceram 43%, sendo 46% para lojas de beleza, 30% moda e 15% shoppings
As buscas por termos relacionados a data crescem em média +51% ao ano e mais rápido que por outras datas como Dia das Crianças, Pais e Namorados
Não é só presente que sustenta a data
A busca por serviços nas semanas
pré e durante o evento também crescem. Em 2017, as pesquisas por salões de
beleza tiveram aumento de 57%. Já o interesse por restaurantes subiram 26%,
serviços de SPAs 23% e passagens áreas tiveram alta de 17%.
Mas quem ganha presente? Só as mães?
As pessoas que serão presenteadas
são tão diversas quanto as famílias brasileiras: 17% dos entrevistados afirmam
que presentearão esposas, 15% avós e 14% sogras. As filhas também serão
agraciadas (5%).
A maior parte dos entrevistados pretendem comprar perfumes e cosméticos, seguido por roupas e depois flores e chocolates, sendo os homens os mais propensos a dar esse tipo de produto, assim como eletroportáteis e smartphones.
Mães mais conectadas ampliam o leque de opções
As mães nunca estiveram tão
conectadas como hoje (71% acessam a internet). Se por um lado isso pode
facilitar a vida na hora de escolher o presente, por outro, pode significar
mais opções. Fato é que quando perguntadas quais presentes elas desejam comprar
nos próximos meses os smartphones apareceram no segundo lugar e TVs entre os
top 10.