Google apresenta comportamento dos consumidores


Com a proximidade da data mais importante do varejo no primeiro semestre, o Dia das Mães, o Google apresenta sua tradicional pesquisa sobre o comportamento de consumo dos brasileiros.

O Brasil tem hoje 67 milhões de mães, número que gera boas expectativas para o varejo, ainda mais por conta da quitação das dívidas de início de ano, como IPVA e IPTU. Outro fator positivo é o crescimento da data em 2017, que faturou +16% no e-commerce (R$1.9B) e +4% no total do varejo, em comparação com o ano anterior.

Confira abaixo alguns insights que levantamos por meio de Google Consumer Survey (ferramenta de pesquisa online) e dados da Busca:

72% dos usuários de internet celebram o Dia das Mães

46% das pessoas que não compraram em 2017 irão comprar em 2018

Quem deseja comprar na data pela internet apresenta um tíquete médio 14% maior

O consumidor começa a pesquisar cerca de um mês antes da ocasião, sendo que o pico por presentes acontece uma semana antes da data

63% das buscas por presentes para Mães acontecem em dispositivos móveis

Em 2017 as requisições para lojas físicas no Waze cresceram 43%, sendo 46% para lojas de beleza, 30% moda e 15% shoppings

As buscas por termos relacionados a data crescem em média +51% ao ano e mais rápido que por outras datas como Dia das Crianças, Pais e Namorados

Não é só presente que sustenta a data

A busca por serviços nas semanas pré e durante o evento também crescem. Em 2017, as pesquisas por salões de beleza tiveram aumento de 57%. Já o interesse por restaurantes subiram 26%, serviços de SPAs 23% e passagens áreas tiveram alta de 17%.

Mas quem ganha presente? Só as mães?

As pessoas que serão presenteadas são tão diversas quanto as famílias brasileiras: 17% dos entrevistados afirmam que presentearão esposas, 15% avós e 14% sogras. As filhas também serão agraciadas (5%).

A maior parte dos entrevistados pretendem comprar perfumes e cosméticos, seguido por roupas e depois flores e chocolates, sendo os homens os mais propensos a dar esse tipo de produto, assim como eletroportáteis e smartphones.

Mães mais conectadas ampliam o leque de opções

As mães nunca estiveram tão conectadas como hoje (71% acessam a internet). Se por um lado isso pode facilitar a vida na hora de escolher o presente, por outro, pode significar mais opções. Fato é que quando perguntadas quais presentes elas desejam comprar nos próximos meses os smartphones apareceram no segundo lugar e TVs entre os top 10.