Em busca de um sonho: Pré-seletiva da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil abre Curso de Verão em Belém


Enquanto a maioria das crianças e adolescentes já se preparam para onde ir ou do quê brincar nas férias escolares, pelo menos 100 deles da Região Metropolitana de Belém e de várias cidades do interior do Pará e outros estados próximos, como Maranhão, vão trocar cadernos e brinquedos por sapatilhas de balé, é que a pré-seletiva da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vem aí, dia 30 de junho (sábado), na capital paraense.

A audição e o Curso de Verão serão no Studio de Dança Por Lucinha Azeredo, que virou referência na Região Norte em preparação e aprovação dos candidatos para a pré-seletiva. Ano passado, classificou 5, desses, 2 foram aprovados e agora fazem parte do corpo de balé da Escola do Teatro do Bolshoi.

Apenas dois estados da Região Norte tiveram audições e o Pará foi o único que teve aprovados. Em todo o Brasil e alguns países do exterior, como a Argentina, foram 2400 inscritos e 550 chegaram à etapa final.

O Curso de Verão tem duração de 4 dias, de 30 de junho a 3 de julho. Além da pré-seletiva,  Curso oferece oficinas, aulão e espetáculos. Os professores e também bailarinos e coreógrafos profissionais são: Adenis Vieira - SP (jazz), Alana Lins - PA (técnica de pontas), Tutu Morasi – SP (dança de salão e sapateado) e Lucinha Azeredo – PA (balé clássico metodologia vaganova que consiste na dança com o corpo inteiro, promovendo a movimentação harmoniosa entre braços, pernas e tronco).

Uma das alunas do curso e candidata da pré-seletiva pela terceira vez é Yasmin Rocha, bolsista pela primeira vez do Studio de Dança Por Lucinha Azeredo, a menina cheia de sonhos e determinação veio de um projeto social.

Sobre o Studio de Dança Por Lucinha Azeredo – O Studio surgiu há 4 anos e também atende crianças e adolescentes carentes que têm bolsas parciais e integrais. O Studio foi a realização de um sonho da bailarina profissional, Lucinha Azeredo, que é proprietária e uma das professoras do espaço.

Pré-seletiva da Escola do Teatro Bolshoi – A pré-seleção é a etapa que antecede a seleção da Escola Bolshoi que acontece no mês de outubro, na sede da instituição. Nesta etapa, profissionais da Escola Bolshoi vão até o local definido para realizar a pré-seleção. Aqui em Belém, a pré-seletiva será no dia 30 de junho (sábado), de 9h às 11h15 e 14h30, no Studio de Danças Por Lucinha Azeredo.

A seleção consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos, professores de educação física e de dança analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e tipo físico, força, musculatura, articulações. A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliaram as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

São oferecidas vagas para ambos os sexos, para candidatos nascidos entre 2000 e 2009. Os candidatos com maior potencial são indicados a participar da seleção junto com concorrentes de todo país no mês de outubro, na sede da Escola Bolshoi no Brasil em Joinville, Santa Catarina.

 O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. É considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. O Bolshoi, que em russo significa “grande”, foi fundado em 1776. Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fica na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000 e é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.

 Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

Hoje, com cerca de 1000 funcionários diretos, o Teatro Bolshoi de Moscou realiza 300 espetáculos, por ano, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural.


Atualmente o Teatro Bolshoi de Moscou possui quatro brasileiros em sua companhia profissional. Três deles são formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil: Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Mariana Gomes.