Prefeitura entrega nova Bernardo Sayão para moradores do Guamá



Um novo lugar saneado, urbanizado, sinalizado e com acessibilidade será entregue oficialmente para a população de Belém, nesta quinta-feira, 05, a partir das 16h, especialmente para os moradores do bairro do Guamá, depois de anos de expectativa. São as obras da avenida Bernardo Sayão, no trecho entre José Bonifácio e Augusto Corrêa, que recebeu uma complexa intervenção de engenharia com serviços de macrodrenagem e urbanização promovidos pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa Sanear Belém.


Para conquistar a parceria da população na manutenção e cuidado com este novo patrimônio público, uma grande ação municipal vai atuar na entrega da obra, na tarde da próxima quinta-feira, com equipes de educação de trânsito para orientar o uso seguro da via que já recebeu sinalização, mas requer atenção, principalmente com as crianças que costumam brincar no local. Educadores vão orientar as famílias para adotarem os cuidados necessários para evitar acidentes.


Educadores ambientais da Sesan e da Semma pretendem sensibilizar a comunidade sobre os cuidados com o lixo e entulho na área, para preservação do canteiro e paisagismo. Profissionais da Sesma vão orientar as pessoas que praticam atividades físicas a se protegerem dos raios solares durante as caminhadas e passeios, principalmente neste período de sol mais intenso. Profissionais da Sejel vão realizar atividades recreativas para orientar brincadeiras de forma segura na área para a criançada, já que a maioria está usufruindo das férias escolares, quando há tempo livre de sobra para a garotada.
  
Sobre a obra – O investimento total nas obras de saneamento e urbanização da avenida Bernardo Sayão chega a R$ 128 milhões. O antigo canal a céu aberto que cortava toda a extensão da via passou por um complexo trabalho de engenharia e foi fechado por completo no trecho, com a instalação de galerias. Uma rede de microdrenagem também foi garantida para canalizar a água das vias da área para as novas galerias subterrâneas. Para garantir acessibilidade, a prefeitura construiu dois mil metros de calçadas com piso tátil e mil metros de ciclovia. A sinalização da via já foi concluída e atendeu projeto técnico elaborado pela Semob. Somente na área, mais de 50 mil pessoas serão beneficiadas, mas toda a cidade ganha com a melhoria do sistema viário em uma importante região de trânsito de Belém, pela grande concentração de portos.