UFPA abre vagas para cursinho


Faltam 124 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio e o Programa Universidade Aberta (PUA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta pela primeira vez uma turma intensiva em seu cursinho pré-vestibular. As inscrições começam nesta segunda-feira, 2 de julho. As aulas começam dia 13 de agosto e devem atender mais 66 estudantes.

Promovido pelo Programa de Educação Tutorial em Física (PET-Física), o cursinho oferece aulas expositivas de matemática, ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e redação. A intenção do projeto ao ofertar uma nova turma é, além de promover revisões intensivas pré prova, atender a um maior número de alunos. Serão 66 alunos beneficiados com aulas de segunda a sexta, das 13h às 18h20, a partir do dia 13 de agosto.

Para se inscrever, basta levar documento de identificação, comprovante de residência, certificado de conclusão do ensino médio ou comprovante de matrícula e 1 kg de alimento não perecível - a ser doado posteriormente a instituições de caridade - ao Laboratório de Física Ensino (sala do PET-Física), próximo à Biblioteca Central, no Campus Básico da UFPA, no Guamá.

Alunas aprovadas - A revisão foi fundamental para Mayara Silva, aluna do cursinho em 2017, que vai começar a estudar Matemática na UFPA no próximo semestre. “O PUA com certeza foi o grande responsável pela minha aprovação. Nas matérias em que eu tinha mais dificuldade, como redação e geografia, eu tive ótimos professores que me fizeram melhorar muito no decorrer do ano”, conta.

Danielly Carrera, aluna do projeto em 2015, teve cinco aprovações em diferentes instituições de Belém e optou por cursar Engenharia Elétrica na UFPA. A aluna conta que estudar em casa, resolver exercícios e provas anteriores foi muito importante, mas o PUA foi essencial para tirar dúvidas e fixar os conteúdos estudados. “No cursinho não existia aquela parede entre aluno e professor. Parecia que éramos todos iguais. O professor não passava aquele medo de perguntar, pois sempre respondia com um sorriso no rosto”.

As alunas não escondem a admiração pelo projeto. “Eu acho que esse projeto nunca deve acabar. Devo muito aos professores doPUA”, conta Danielly. Mayara também elogia a disponibilidade dos professores: “o PUA é um projeto maravilhoso com pessoas disponíveis pra te ajudar a qualquer hora do dia”.
Segundo o professor Rubens Silva, coordenador do projeto, o PUA atende à comunidade com um cursinho pré-vestibular gratuito e de boa qualidade. “Acreditamos que, dessa forma, nossa Universidade cumpre com seu dever social, por meio de programas desta natureza”.

O coordenador explica também a importância do projeto para os alunos da Universidade: “o ensino e a extensão se juntam com propósito de oportunizar ao estudante o repasse de seu aprendizado aqui dentro da UFPA, o que tem sido muito positivo ao considerar o PUA como um laboratório didático para nossos alunos de Física e de outros cursos”, diz.

Prova - A prova de seleção ocorre no dia 5 de agosto, das 9h às 11h, no Mirante do Rio, no Campus Básico da UFPA. Serão 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de matemática e 10 de língua portuguesa. As vagas são preenchidas de acordo com as maiores notas. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos que já concluíram o ensino médio, são mais velhos ou têm maior nota em língua portuguesa.


Podem se candidatar às vagas alunos da rede pública de ensino e bolsistas parciais ou integrais de colégios particulares. As aulas são ofertadas para quem já concluiu ou está no último ano do ensino médio.

Resultados - A lista de candidatos selecionados será divulgada no dia 7 de agosto de 2018 na sala do PET - Física, site e fanpage do PET - Física. A matrícula dos 66 alunos selecionados será entre 7 e 10 de agosto, de 8h às 12h e de 14h às 18h na sala do PET-Física.


*Colaboração Ascom/UFPA