Val-de-Cans realiza a 15ª edição da Campanha “Troque sua Pipa por uma Bola”



O Aeroporto Internacional de Belém realizará, nesta quarta-feira, 11 de julho, a partir das 9 horas da manhã, a 15ª edição da campanha “Troque sua Pipa por uma Bola”. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar crianças e adultos dos riscos que a brincadeira de empinar pipas podem trazer à segurança da aviação civil.
  
Fábio Rodrigues, superintendente do Val-de-Cans, explica que esta brincadeira se tona mais comum nas férias de julho, e por isso, destaca os perigos que ela pode trazer às operações do aeroporto, podendo resultar num incidente ou acidente grave com as aeronaves, e até mesmo com crianças que tentam entrar na área de pousos e decolagens em busca das suas pipas.
  
“Para gente que trabalha com aviação civil, a pipa se torna um brinquedo muito perigoso por conta de afetar a segurança das operações aéreas, por uma série de razões. Elas podem ser aspiradas pelas turbinas, pelos motores das aeronaves, podem em algum momento, por conta do material, refletir a luminosidade do sol e prejudicar a visão não só de pilotos como também dos controladores de tráfego aéreo. Então assim, é um brinquedo extremamente perigoso para se utilizar nas imediações dos aeroportos. Por isso, as nossas equipes de gestão operacional e também um mutirão que acontece por todas as áreas do aeroporto, a gente visita as escolas as comunidades circunvizinhas instigando as crianças a trocarem de brinquedo”.
  
O gestor destaca ainda os números desta ação, que já arrecadou cerca de 854 pipas por edição, foram mais de 12 mil unidades coletadas nas 15 edições da campanha.
  
“Para você ter uma ideia, os números dessa campanha são muito pujantes, a gente leva cerca de mil bolas para fazer essas trocas e temos conseguido arrecadar em média, nos últimos 5 anos, 854 pipas ou conjuntos de pipas com linha encerada nessas trocas que a gente tem feito. É uma forma simpática de se fazer uma educação para se criar uma cultura de segurança, e ela tem dado muito certo”.


A ação será realizada junto às comunidades da Pratinha I e II, localizadas no entorno do aeroporto, com a distribuição de panfletos, revistinhas da Turma da Mônica e a troca de pipas por bolas.