Divulgado resultado de licitação para obras na BR-316




A empresa vencedora da Licitação Pública Internacional nº 001/2017- NGTM, que irá reconstruir parte da BR 316 e a infraestrutura do BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano, é a Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S. A. O resultado do certame, que teve a participação ainda do Consórcio Mobilidade Grande Belém (Construtora Marquise S. A./ Comsa S. A.), foi publicado nesta terça-feira (21), no Diário Oficial da União, após avaliação e aprovação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), parceira técnica e financeira do projeto. A previsão é que o governo inicie as obras no fim de setembro, uma vez que o projeto já dispõe dos recursos, oriundos da Jica e contrapartida do Estado.

As obras de reconstrução e requalificação incluem pistas com três faixas de rolagem nos dois sentidos, com pavimento flexível, uma faixa (em cada sentido) exclusiva para o BRT Metropolitano, duas ciclovias bidirecionais, gramado próximo à ciclovia para arborização, dois passeios para circulação de pedestres com 2,5 metros de largura, faixa de piso tátil e rampas de acessibilidade, de acordo com a legislação vigente, além de mobiliário urbano (bancos, lixeiras e abrigos em paradas de ônibus convencionais).

Dentro da perspectiva de promover a requalificação da BR-316 também haverá intervenção para instalação das pistas exclusivas do Bus Rapid Transit – BRT Metropolitano, das estações e passarelas ao longo do atual canteiro central da via. Esse projeto é estimado em R$ 220 milhões (equivalente a 42% do total licitado). Fazem parte também desse projeto dois terminais do BRT e o Centro de Controle Operacional (CCO), sendo destinados a esses R$ 80 milhões.

O início do processo licitatório para execução das obras só foi possível após assinatura do presidente Michel Temer, no dia 9 de novembro de 2016, da autorização que delegou o trecho inicial da BR-316 ao Governo do Pará, com 16,3 quilômetros de extensão, perímetro que vai do Entroncamento até o município de Benevides, na interseção com a entrada para o Distrito de Benfica, além da Alça Viária. Por mais de um ano e meio o governo do Estado reivindicava junto ao governo federal o direito de administrar o trecho.

O projeto, que inclui a requalificação da BR-316 e o BRT Metropolitano, representa um investimento de R$ 525 milhões, e faz parte de um sistema de mobilidade urbana que funcionará integrado a outros projetos executados pelo governo estadual, como a Avenida Independência (orçada em R$ 120 milhões), já concluída; a duplicação da Avenida Perimetral (R$ 77 milhões) e o prolongamento da Avenida João Paulo II (R$ 300 milhões).

Rodovia BR- 316 será transformada em moderna avenida

Com cinco décadas de existência a Rodovia BR-316 é precária em função da ocupação não planejada. Agora, o governo do Estado propõe um projeto arrojado, que trará uma grande reforma estrutural, desde a defasada rede de drenagem, até os chamados retoques finos, como paisagismo e moderna rede de iluminação pública em LED. Os serviços abrangem os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, em 10,8 km de extensão.

Esse grande projeto de mobilidade urbana trará uma nova realidade para a Região Metropolitana e, claro, trará mais conforto, segurança e qualidade de vida para a população. E futuramente, como vem acontecendo em diversas metrópoles, haverá estrutura para realizar apenas ampliações, melhoramentos e adequações de sistemas tipo BRT.

Sistema Complementar – Complementando essa estrutura operacional, o projeto prevê ainda construção de quatro túneis de acesso subterrâneo aos terminais e o viaduto de Ananindeua, que permitirá a ligação direta entre as áreas ao sul da BR, como conjunto Julia Seffer e Aurá à Cidade Nova. Para a construção desse sistema complementar serão destinados recursos na ordem de R$ 80 milhões (equivalente a 15% do total licitado), também contemplados pelo financiamento da Jica. Para garantir fluidez e segurança do trânsito foi necessária a concepção de passagens subterrâneas para acesso aos Terminais de Ananindeua e Marituba, e viaduto sobre a Rodovia BR-316, facilitando o acesso dos ônibus do BRT da pista central aos terminais, e interligando a área do Terminal de Ananindeua e a pista de pavimento flexível da BR-316 às vias da malha atualmente existentes.

Melhorias – O novo sistema reduzirá em cerca de 50% o tempo de viagem do destino ao centro de Belém, e vice-versa. O ponto inicial do BRT será o Terminal Marituba, localizado no KM 10, da Rodovia BR-316, próximo à Alça Viária, e permitirá a integração das linhas alimentadoras que vêm de Marituba. Já em Ananindeua o terminal ficará no KM-6,5 da rodovia, em frente à sede campestre da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).

Nesses terminais serão ofertados serviços à população, como o NavegaPará, que garante acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi), e a Estação Cidadania, onde os usuários terão acesso a serviços de vários órgãos públicos sem precisar se deslocar até o centro de Belém.

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