Estimular a formação de mulheres para as
carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, despertar o
interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica e do
Ensino Superior por essas profissões e para a pesquisa científica e tecnológica
e combater a evasão que ocorre, principalmente nos primeiros anos, de meninas
dos cursos de graduação nessas áreas. Esses são os principais objetivos da
Chamada "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação",
lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
(MCTIC).
A iniciativa, que representa um
investimento total de R$ 3 milhões, estimula a aproximação das escolas públicas
da Educação Básica com as Instituições de Ensino Superior, exigindo que cada
proposta deva, obrigatoriamente, envolver uma parceria entre elas. Para as
escolas públicas, o projeto de envolver alunas do Ensino Fundamental a partir
do 6º ano e/ou do Ensino Médio. Cada projeto pode ter uma a cinco escolas
públicas envolvidas. As propostas podem ser enviadas até o dia 5 de outubro de
2018.
Sobre a Chamada - As escolas deverão se
comprometer em garantir condições para a realização das atividades do projeto e
escolher um professor (das áreas de ciências, matemática, física, química,
computação ou tecnologias) que se responsabilizará por organizar as atividades
do projeto na escola.
Cada proposta deve prever, de acordo com
o número de escolas públicas participantes do projeto, a participação de uma,
duas ou três estudantes de graduação do sexo feminino, matriculadas em cursos
das áreas de ciências exatas, engenharias ou computação, e de três a quinze
estudantes da Educação Básica do sexo feminino, matriculadas nas escolas
participantes do projeto.
Os participantes dos projetos, alunas e
professores, receberão bolsas de Iniciação Científica e apoio técnico,
respectivamente.
Veja a Chamada para ter as informações
completas sobre critérios, condições e exigências.
* Coordenação de Comunicação Social
do CNPq