CRESCE NO PARÁ O EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS, COMERCIAIS LEVES E MOTOS


Foto:Internet


O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Pará e Amapá (Sincodiv PA/ AP) divulgou esta semana o relatório dos emplacamentos de novos veículos no estado. O relatório aponta aumento na venda de carros, comerciais leves e motos. Além disso, através dos dados fornecidos pelo Sincodiv, é possível apontar os municípios que alavancaram as vendas do setor. Os números também são fundamentais para o empresariado: “a partir do relatório gerado mensalmente pelo Sincodiv, os empresários podem redirecionar suas estratégias de venda e isso é muito importante para a economia como um todo”, ressalta a Presidente do Sincodiv-PA, Karina Denardin.

A venda de carros aumentou 19,23% comparando setembro de 2018 com o mesmo período do ano anterior. Este ano foram 2598 carros contra 2179 em setembro de 2017. Os modelos mais vendidos foram: Ônix, HB20, Prisma, Gol e Argo. Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém e Parauapebas foram as cidades que mais contribuíram para o aumento das vendas.

A venda dos comerciais leves, que são os veículos utilitários, também cresceu em quatro das cinco cidades citadas anteriormente. Nesta lista, exclui-se Santarém e inclui-se Redenção, no Sul do Pará. Foram 23,14% de aumento em vendas. 809 comerciais leves em setembro de 2018 e 657 no mesmo mês do ano passado. Hilux da Toyota, Strada da Fiat, Amarok da Wolksvagen, Toro da Fiat e a Saveiro da Wolksvagen foram os modelos mais vendidos.

O crescimento do emplacamento de motos foi o mais tímido, embora também tenha crescido em relação a setembro do ano anterior. Foram 5,26% de aumento nas venda. Foram 3.883 motos emplacadas em setembro deste ano contra 3689 em 2017. POP 1101, CG 169, Biz, NXR 160 e XRE 300, todas da Honda, foram os modelos mais bem vendidos no estado. Puxaram estas vendas os municípios de Belém, Marabá, Ananindeua, Santarém e Parauapebas.