Circuito Gastronômico de Belém leva culinária regional e música ao Complexo Feliz Lusitânia

Gastronomia paraense - Foto: Oswaldo Forte - Agência Belém



A capital paraense recebe nos dias 15 e 16 de novembro a primeira edição do Circuito Gastronômico de Belém. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Belém, vai oferecer 20 opções de estandes com boieiras, tacacazeiras, cerveja artesanal e food trucks e, ainda, atrações culturais e regionais para o público que deve lotar o Complexo Feliz Lusitânia.

Belém, que tem o selo de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), já vem sendo palco de eventos gastronômicos e culturais e neste evento fomentará, mais uma vez, a economia criativa da região com atividades culturais no bairro da Cidade Velha.

De acordo com a organização do evento, a expectativa é de que entre 2 e 3 mil pessoas passem a cada dia pelo Complexo Feliz Lusitânia. “O Circuito Gastronômico será uma opção para quem vai ficar na cidade no feriado do dia 15”, afirma Manoel Leite, um dos coordenadores do evento. "A programação irá fazer parte da agenda de eventos da cidade com a proposta de cada vez mais fomentar o turismo de Belém e valorizar a gastronomia e promover a oportunidade de pertencimento da sociedade”, completa.

Durante o evento, no Museu de Arte Sacra um espetáculo de vídeo mapping vai colorir e dar vida às paredes do prédio histórico. As mangueiras do Complexo também vão receber uma iluminação especial. Ainda tratando das atrações, os shows musicais serão realizados no palco que será instalado no início da rua Siqueira Mendes, uma das mais importantes vias da cidade, por ter sido a primeira rua aberta na antiga vila que deu origem à capital.

O Circuito será aberto no dia 15 com apresentação da Banda da Guarda Municipal, seguido de shows da cantora paraense Alba Mariah e convidados e do DJ Bernardo Pinheiro, com set de músicas regionais. Para Alba Mariah, o espetáculo deve mostrar a essência da música paraense. “O show vai reunir obras de artistas paraenses que representam a cultura da região”, adianta. A cantora, que já se apresentou em diversos países, conta que não existe diferença entre cantar em Belém e no exterior: “É maravilhoso cantar para as pessoas da nossa cidade. Não importa se é no Theatro da Paz ou em uma praça, o sentimento é o mesmo”.

Na sexta-feira, 16, a Banda da Guarda Municipal abrirá novamente a noite de shows, que terá ainda apresentação do DJ Bernardo Pinheiro e, para fechar o evento, a participação do músico Felix Robatto.

A organização do evento esclarece que os circuitos gastronômicos devem fazer parte do calendário de eventos da cidade.

Serviço:

O Circuito Gastronômico de Belém será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, a partir das 17h, no Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha, com estandes de gastronomia, cerveja artesanal, food trucks e shows de música. A entrada é gratuita.