Comarca de Breves passa por correição




A Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça do Pará, deu início nesta quinta-feira, 8, e segue até esta sexta-feira, 9, às atividades de correição na Comarca de Breves. O trabalho tem o objetivo de verificar o funcionamento das unidades judiciárias e suas possíveis demandas.

A desembargadora Vania Valente do Couto Fortes Bitar Cunha, corregedora do interior, explicou que durante as ações correicionais são aferidas a quantificação e movimentação processual, o tempo médio de tramitação dos feitos, a produtividade dos magistrados, as condições de trabalho e das instalações da Comarca. A corregedora destacou, ainda, que as ações da correição têm elevada importância para o Judiciário paraense e reforçam o papel de orientação e de prevenção exercido pela Corregedoria.

O juiz auxiliar da Corregedoria do Interior, Leonardo de Faria Duarte, também participa da equipe correicional que visitou as duas Varas de competência mista, o Juizado Especial, um abrigo de crianças e o Centro de Recuperação de Breves.

No último dia da correição, sexta-feira, a desembargadora Vania Bitar, o juiz Leonardo Duarte e os demais magistrados e servidores da Comarca de Breves realizam reunião para discutir os resultados da visita.

As atividades de correição estão previstas no Código Judiciário do Estado do Pará, o qual determina que, a cada ano, a Corregedoria deverá realizar correições em, pelo menos, 30% das comarcas do Estado.