A equipe do Sporting conquistou, neste domingo (4), o título de campeã da categoria miúdos (meninos e meninas de 9 a 12 anos de idade) da 15ª Copa de Miúdos e Miudinhos do Grêmio Literário e Recreativo Português. Na grande final, o Sporting derrotou o time do Benfica pelo placar de 3 x 2. Os gols do título foram assinalados pelo atleta Bruci Xavier, e para o Benfica descontaram Arthur Lima e Samuel Arero.
Na partida preliminar da rodada, o Belenenses venceu o Beira-Mar pelo escore de 7 x 1 e conquistou a terceira colocação entre os miúdos. Os gols do Belenenses foram marcados por Estevão Andrade, Felipe Maia (4) e Pedro Henrique Nunes (2). O atleta Felipe Sauma descontou para o Beira-Mar.
Premiação
Logo após as duas partidas, a diretoria do Grêmio repassou à Paróquia da Divina Misericórdia, do Distrito de Icoaraci, 849 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados por miúdos e miudinhos e seus familiares e amigos desde 28 de setembro até este domingo (4). O time do Beira-Mar arrecadou 220 quilos e levou o Troféu Solidariedade, como parte do projeto social do Grêmio Português. O pároco Paulo João Ribeiro recebeu os donativos dos atletas do futuro.
O Grêmio Português acaba de receber o título de Clube Histórico do Brasil, no Congresso Brasileiro de Clubes no Rio de Janeiro. O presidente do Grêmio, Alírio Gonçalves, participou da cerimônia.
O campeão e vice-campeão miudinho (atletas de 5 a 8 anos de idade), respectivamente a Tuna e o Braga, o campeão e vice-campeão miúdo (Sporting e Benfica) foram premiados com troféus e medalhas.
Os destaques individuais também foram premiados, inclusive, com brindes. São eles: nos miudinhos, o artilheiro João Gabriel Rabelo, da Tuna, com 23 gols; o melhor goleiro Cauê Araújo, da Tuna, e o craque da categoria João Gabriel Rabelo, da Tuna.
Entre os miúdos, foram premiados o artilheiro Felipe Sauma, do Beira-Mar, com 10 gols; o melhor goleiro Sílvio Barros Filho, do Sporting, e o craque da categoria Vítor Sodré, do Benfica. Gestores de instituições e empresas patrocinadoras da Copa participaram da premiação da Copa, que teve 204 gols assinalados.
Homenagens
O patrono da Copa, Olímpio Paraense Quebra, e espoa Maria Antônia e a diretoria do Grêmio foram homenageados por miúdos e miudinhos. O árbitro Fábio Amaral, com três anos de atuação no certame, recebeu homenagem da Federação Paraense de Futebol (FPF) e da diretoria do Grêmio.
“Estamos muito felizes com a participação das crianças e dos pais na Copa de Miúdos e Miudinhos, porque, além da prática do esporte e também do congraçamento entre os associados, esses meninos e meninas são o futuro do clube”, afirmou o 1º secretário do Grêmio Portguês, Jorge Sauma Abrahão.
A 15ª Copa de Miúdos e Miudinhos tem o patrocínio de Madri Express Logística, Auto Viação Monte Cristo, Banpará, Cerpa Refrigerantes e Globo Esporte Magazine.