HRPL festeja mais de um milhão de atendimentos e quase 100% de satisfação do usuário

Foto: Ascom

Há quatro anos, o município de Paragominas, conta com uma unidade para atender cerca de 800 mil habitantes do nordeste paraense. O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) oferece serviços de assistência em média e alta complexidade e, este ano, comemora títulos importantes, o maior deles: a Acreditação, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 1,  que trata do reconhecimento pela segurança do paciente e estrutura hospitalar, que significa mais segurança aos usuários dos serviços.

Para celebrar a modernização e evolução da gestão por excelência, a equipe do hospital festeja os quase 100% de satisfação do usuário. Essa mesma equipe realizou de agosto de 2014 a outubro de 2018, a efetivação de mais de 1 milhão de atendimentos. Dentre os principais, estão: 66.285 consultas ambulatoriais, 10.792 internações, 7.771 cirurgias, 13.521 atendimentos no setor de urgência-emergência, 754.912 exames gerais, 2.523 transfusões sanguíneas, 67,013 sessões de Fisioterapia, 41.552 intervenções do Serviço Social, 23.011 em Psicologia, 4.248 em Terapia Ocupacional, 37.861 em Nutrição e 4.882 atendimentos em Fonoaudiologia. Isso tudo respaldado por um significativo superior a 99% de aprovação dos serviços prestados aos usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Julio Garcia
Para o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, há muitos motivos para comemorar. "Nesse período de tempo, realizamos conquistas relevantes, como a inversão do fluxo de encaminhamento dos pacientes dos municípios da nossa área de abrangência. Até então, eles procuravam a capital (Belém) para o tratamento médico. Agora contam com o HRPL. Assim, mantemos um índice de satisfação de quase 100%", afirma orgulhoso.


Apesar de algumas dificuldades iniciais, a paciente Edilea Pereira de Aguiar , 48 anos, agradece o atendimento recebido pela equipe do HRPL. Natural de Mãe do Rio, ao fazer o autoexame, ela identificou, no início deste ano, um nódulo na mama (lado direito). Diante da constatação realizou uma consulta particular com um mastologista, em Belém, que solicitou uma biópsia.

Sem condição de realizar o exame na rede particular, procurou atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em março deste ano, ela conseguiu a biópsia, que identificou um Tumor Filoide, também conhecido como cistosarcoma filoide, de crescimento rápido que se forma a partir das células estromais periductais da mama. Eles contribuem para menos de 1% de todas as neoplasias da mama.

Chegou a ser encaminhada para algumas unidade de saúde, mas não conseguiu atendimento. Foi direcionada pra o Hospital de Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde realizou os exames pré-operatórios. Preocupada com a rapidez com que o tumor crescia, conseguiu encaminhamento para o HRPL onde realizou consulta com o mastologista e, em apenas 15 dias, passou pela cirurgia para a retirada do tumor.

“Aqui tudo aconteceu muito rápido! Eu tava muito triste e preocupada porque o problema já era visível”. A cirurgia foi no dia 08/10. Edilea ficou apenas um dia em observação e retornou pra casa. A avaliação que fez sobre o atendimento que recebeu foi: “Foi excelente! Todos aqui são muito atenciosos. E uma coisa que eu percebi, desde a primeira vez que entrei aqui foi, que aqui não tem aquele cheiro de hospital”. (risos).

Hoje, 28/11, ela veio fazer o primeiro retorno, após o procedimento cirúrgico e diz estar se recuperando bem.

Mais conquistas - O diretor destaca também, que no ano de 2016, o HRPL tornou-se referência em Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo o primeiro Hospital Público do Pará a realizar trombólises em pacientes, dentro da janela de tempo de 4 horas. Mas essas não foram as únicas conquistas. "Em 2017, o HRPL convergiu seus esforços na busca de mais segurança e qualidade prestada ao usuário e, como recompensa,  tornou-se um dos 10 Hospitais Públicos do Pará a receber o certificado de Acreditação,  pela Organização Nacional de Acreditação", relata.

Neste ano, novas conquistas foram alcançadas: O HRPL conquistou habilitação para realizar cirurgias oncológicas, o hospital garante aos usuários de 23 municípios paraenses, com procedimentos cirúrgicos para câncer de colo do útero, de mama, ovário, pâncreas, reto, intestino e câncer de estômago com uma média de 20 procedimentos por mês.

Assim como os demais hospitais referenciados no Pará, o usuário obtém atendimento por meio dos hospitais municipais, após passar por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para o HRPL .

Tendo como missão, promover a assistência hospitalar com segurança, qualidade, humanização e ética à região do leste do Pará, os serviços são prestados no HRPL por uma equipe multiprofissional capacitada, composta por mais de 300 colaboradores diretos e indiretos.  Vale ressaltar, que desses colaboradores, mais de 90% são provenientes da própria região, como estabelece o acordo firmado entre a direção do HRPL e o Governo do Estado.

Sustentabilidade:

Selo Ouro do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

Certificação Pró Sustentabilidade

Responsabilidade Social:

Projeto “Capacitar para salvar”, que deu ao HRPL o título de Instituição do Ano – Saúde Pública, na segunda edição do Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, durante a Feira HospitalMED, realizada em 2017 no Centro de Convenções de Pernambuco.

Projeto Motivando para Vida que visa a ressocialização e ampliação de conhecimento como forma alternativa de vida de adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas.

Projeto Qualidade de vida –Visa cuidar  também dos seus próprios profissionais com oferta de ginástica laboral, caminhada e pedalada, palestras sobre cuidados de saúde, apoio para colaboradores acima do peso, com diabetes e hipertensão arterial

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro: Nova Conquista, em Paragominas.