A primeira etapa da reconstrução do vão
central da ponte Rio Moju será finalizada pela Secretaria de Estado de
Transportes (Setran) até esta semana. Na sexta-feira (12) foi cravada a 14ª
estaca das 21 necessárias para a fundação do mastro. Ao mesmo tempo que as
estacas restantes são cravadas no fundo do rio, operários também trabalham na
sucção da água que fica dentro de cada uma delas para que, posterirmente,
possam ser concretadas.
As várias frentes de trabalho no local
da ponte garantem celeridade à obra, que precisa ser entregue à população
paraense antes do final deste ano. A construção de um vão central na forma
estaiada de 268 metros de comprimento foi a solução encontrada pela engenharia
para garantir a recomposição do trecho que foi destruído em abril passado por
uma embarcação desgovernada. A obra é um desafio que envolve cerca de 200
profissionais, entre engenheiros, projetistas, operários, que se revezam em
turnos diurnos e noturnos.
Após a fase de cravação das estacas do
mastro central começará o trabalho da forma do bloco e do mastro, que é a
segunda parte da construção da ponte. A terceira etapa é a montagem do
tabuleiro (base que sustenta a pista da ponte), que está sendo pré-fabricado em
Fortaleza (CE) e deverá começar a chegar ao Moju no final deste mês. A
estrutura foi idealizada em partes metálicas (módulos de 12 metros de
comprimento) e deverá ser transportada até o canteiro de obras da ponte, onde
deverão ser montados com parafusos para posterior içamento até sua posição
definitiva.