Imerys incentiva capacitação e inserção feminina no mercado de trabalho de Barcarena


Iniciativa da Imerys com a parceria do Instituto de Educação Permanente da Amazônia (Iepam) está incentivando mulheres de Barcarena a aprimorar habilidades técnicas para a inserção delas em áreas operacionais do mercado de trabalho industrial neste município por meio de cursos técnicos de capacitação gratuitos.

Mais de 5.500 pessoas foram atendidas por cursos gratuitos de qualificação profissional na Casa Imerys, em 2018.  Em 2019, 35 novos ajudantes de obras e mecânicos industriais se formaram em cursos fornecidos pela empresa. Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação & Relações com as Comunidades da Imerys no Pará, assinala que a iniciativa está alinhada à Agenda 2030, que contempla os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidades (ONU) e orienta o planejamento de ações e políticas da empresa.

O fomento à participação de mulheres atende, por exemplo, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que valoriza a igualdade de gênero. “Incentivar o aprimoramento profissional de mulheres para maior inserção delas em atividades operacionais é um compromisso da Imerys com a garantia de oportunidades iguais para todos os gêneros e abre espaço às habilidades técnicas femininas no ambiente de operação industrial”, declara Juliana Carvalho.

Experiências - A primeira qualificação profissional, Operação de Empilhadeira, ocorreu nos meses de maio e junho, envolvendo 224 participantes, destes 30% eram mulheres. Durante 90 horas, os participantes aprenderam na teoria e prática como operar Empilhadeira. A participação feminina foi acima da expectativa do Iepam. “As mulheres empenharam-se bastante no curso, qualificando-se para esta atividade. O resultado atende o objetivo desta iniciativa, que é aumentar a inclusão de mulheres no mercado de trabalho local”, comenta Paulo Franco, diretor técnico do Iepam.

Com o objetivo de incrementar o currículo, desde 2018, Maria Iracema dos Passos Vasconcelos, 19 anos, participa de várias capacitações na Casa Imerys como Mecânica Montador Industrial, Ajudante de Obras, Informática Básica e Avançada e, recentemente, do curso de Operação de Empilhadeira, que trouxe muitos aprendizados e experiências práticas. “Desenvolvi habilidade para conduzir esse tipo de veículo que, antes eu e outras amigas acreditávamos que era apenas conduzido por homens. O curso mostrou que também tenho capacidade para assumir essa função operacional. Com essa e as outras qualificações, aumentam as chances de obter uma vaga de trabalho para mim”, acredita.

            Depois de passar uma temporada de estudos no Rio de Janeiro, a paraense Simone Caseiro da Silva Lima retornou para Barcarena e encontrou nos cursos realizados de qualificação profissional da Casa Imerys novas oportunidades de reinserção no mercado local. Ela também participou do curso de Operação de Empilhadeira, que, além de proporcionar a prática desta atividade, agregou novos conhecimentos. “Foi muito bom, pois, além de questões técnicas e ambientais, a capacitação incentiva a inserção social de mulheres num mercado que é duplamente concorrido para o gênero feminino e as orientações que recebemos contribuem para melhorar nossa participação em processos seletivos para vagas na área operacional, que, para mim, são desafios profissionais motivadores”, relata.

Paralelamente à frente educacional, a parceria da Imerys com o Instituto também contribui para a inserção dos qualificados no curso para oportunidades nas indústrias de Barcarena. “Temos contato com várias empresas como a Imerys e indicamos os concluintes do curso para os processos seletivos. Primamos pela qualidade educacional dos candidatos. Por isso, entre os critérios que trabalhamos está o nível médio completo”, assinala Paulo Franco.