O importante papel social do voluntário em unidades de saúde




Nesta quarta-feira, 28 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. A data reforça a importância da solidariedade e como a dedicação em benefício de outras pessoas é fundamental em áreas como a saúde.

Nos hospitais, o voluntário compartilha e ouve histórias. A sua atuação pode aliviar dores com sorrisos, atenção e carinho, gerando experiências sociais e solidárias a todos os envolvidos.

 Consciente da importância desta atividade, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, uma das maiores instituições filantrópicas do País, propôs a formalização desta atuação. Criado oficialmente em 2016, a entidade conta com o Programa de Voluntariado, que padroniza a atividade e define a atuação desses agentes da solidariedade nas unidades de saúde gerenciadas pela instituição.

 Nos hospitais de atuação da entidade, em todo o território nacional, os voluntários são importantes aliados no atendimento humanizado. “O trabalho das pessoas que dedicam parte do seu tempo ao próximo está vinculado aos valores e a missão da Pró-Saúde. A atuação dos voluntários agrega ao nosso trabalho e contribui para fortalecer a humanização e a solidariedade em ambientes hospitalares”, ressalta Regina Victorino, gerente Corporativa de Filantropia da Pró-Saúde.

 A estrutura do Programa de Voluntariado assegura uma atuação nas unidades de saúde, educação e assistência social, proporcionando a igual valorização e crescimento pessoal de todos os participantes e usuários, ao mesmo tempo em que promove a interação com a comunidade local.

 Atualmente, cerca de 370 pessoas atuam como voluntárias nas unidades de saúde administradas pela Pró-Saúde. O Programa da entidade abrange 16 unidades e cinco estados brasileiros (veja a listagem abaixo). “Outro fator muito importante é que o voluntário integra o serviço do hospital à comunidade em que está inserido e carrega as experiências vividas para seus familiares e amigos, expandindo essa vivência e aproximando todos da unidade de saúde”, explica Regina.
  
No Programa, os interessados em dedicar parte do seu tempo ao próximo podem participar a partir de 16 anos – os menores de idade necessitam de autorização do responsável legal – e disponibilidade para atuar até 4 horas semanais. O voluntário precisa participar das capacitações oferecidas antes de iniciar o Programa. Os interessados podem acessar o site https://bit.ly/2Lfe8mv e preencher a ficha cadastral, ou ainda buscar informações pessoalmente na unidade de interesse.

 Antes de iniciar a atividade em uma unidade de saúde, o voluntário precisa assinar o Termo de Adesão, que formaliza a atuação no local, sendo obrigatória, conforme a Lei do Voluntariado nº9.608, de 18.02.98, que regulamenta a atividade. 

 Mesmo com a dedicação e atenção dos profissionais de saúde, os voluntários contribuem na atenção ainda maior ao paciente, transformando a vida de outras pessoas à sua volta.

“É a primeira vez que sou voluntária e me identifiquei muito com a proposta da unidade em esclarecer o papel da doula e proporcionar à mãe a melhor experiência durante o parto humanizado. Estou feliz em ajudar”, afirma Thais Albuquerque, estudante de enfermagem e que atua como voluntária no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, no Estado do Pará. O papel da Thais permite auxiliar as gestantes durante o período de gestação, tornando o momento do parto ainda mais tranquilo.