Milho e soja são os destaques da produção agrícola do Pará




A Produção Agrícola no estado do Pará permanece sendo liderada pela mandioca com 4 milhões de toneladas. Contudo, a raiz muito presente na alimentação da população paraense, teve uma redução na área plantada. Na safra de 2019, foram cerca de 275 mil hectares, número menor que na safra de 2018 em que este produto de lavoura registrou aproximadamente 501 mil hectares. Já a área colhida apresentou um aumento em 2019 com 273 mil hectares, uma vez que na safra de 2018 a área colhida foi de 257 mil hectares.

No mês de agosto os produtos de lavoura soja, milho e arroz se destacaram na produção agrícola paraense. A soja é a segunda cultura mais produzida no estado registrando 1,71 milhões de toneladas. Além disso, o Pará foi o segundo maior produtor do grão na região norte no ano de 2018 com 1,63 milhões de toneladas de acordo com os dados a pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM).

Em relação ao milho, a primeira safra foi de 441 milhões de toneladas. Já na segunda safra a cultura registrou 320 milhões de toneladas, registrando um movimento semelhante a produção nacional. De acordo com o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, a grande produção do grão foi favorecido pela antecipação do plantio de soja e pelas boas condições climáticas, além da exportação: “O Brasil exportou muito milho em 2019, especialmente para países que atendem o mercado chinês e que estão ampliando a produção de carne de porco em razão da gripe suína na China”, explica Carlos Alfredo.

Cana-de-açúcar tem aumento de produção na safra de 2019
A cana-de-açúcar é a terceira cultura de destaque na produção agrícola do estado do Pará. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, 927 milhões de toneladas foram produzidas em 2018. Já em 2019, a cultura registrou 1,061 milhões de toneladas, apresentando um aumento significativo na produção de cana-de-açúcar.